O ano de todas surpresas: Bitcoin atinge novo recorde histórico acima dos 23 mil dólares
A Bitcoin bateu um novo recorde ao ultrapassar os 23 mil dólares, esta quinta-feira, estendendo-se assim a escalada eufórica da criptomoeda que já viu o seu valor mais do que triplicar este ano.
A moeda digital mais valiosa do mundo aumentou 12%, para 23.421 dólares, de acordo com o provedor de dados de criptografia do mercado Coin Metrics, elevando os seus ganhos acumulados no ano para mais de 200%. Recorde-se que a moeda digital tinha batido a a marca dos 20 mil dólares esta quarta-feira.
No início desta semana, o gestor de ativos do Reino Unido Ruffer revelou que tinha cerca de 2,5% do seu portefólio investido em Bitcoin “como uma apólice de seguro pequena, mas potente, contra a desvalorização contínua das principais moedas do mundo.” A empresa administrou 27,6 mil milhões de dólares em ativos até o final de novembro.
O desempenho da Bitcoin em 2020 tem levado os analistas do mercado a recordar o seu pico frenético para quase 20 mil dólares em 2017, o qual foi seguido por uma forte retração no ano seguinte. No entanto, os fãs de criptografia afirmam que a escalada deste ano é diferente da de 2017, pois está a ser impulsionada por compras institucionais, em vez de especulação de retalho.