Nutella afetada por crise na Turquia: “O mundo está à beira de uma escassez de avelãs”

A lira turca está em queda e deverá afetar o fornecimento global de Nutella, dado que 70% das avelãs do mundo são produzidas na Turquia, o ingrediente do produto por excelência.

Com a moeda do país exportador a enfraquecer e os preços a subir, espera-se que a produção fique mais cara, bem como os produtos que estão à venda no supermercado, noticia o ‘elEconomista’.

Só este ano, a lira turca perdeu mais de 40% em relação ao dólar devido ao plano económico do presidente Recep Tayyip Erdogan, que levou o banco central da Turquia a intervir para tentar estabilizar a lira após sucessivos anúncios de cortes nas taxas de juros para controlar a inflação, de acordo com o próprio presidente.

A queda da lira atingiu a indústria turca de avelãs. Os custos mais elevados dos fertilizantes, com o preço a quase triplicar este ano, sementes, agrotóxicos e outros produtos básicos importados e necessários para manter a produção, bem como o aumento do preço da energia ou do transporte, contribuem para um cenário negativo neste mercado.

De acordo com o jornal espanhol, os produtores – caso ainda não tenham encerrado os seus negócios – estão cada vez mais empobrecidos e com menor capacidade de produção, receando perder mercado para Itália, Geórgia, Estados Unidos e outros países produtores.

A Ferrero, empresa italiana dona da Nutella, compra cerca de um terço das exportações de avelã da Turquia.

Segundo o ‘Wall Street Journal’ apesar de a empresa ainda não ter comentado o impacto, os líderes do setor traduzem a queda do fornecimento de avelãs num aumento nos preços para os consumidores.

Turgan Zülfikar, consultor de empresas turcas com sede em Nova York, diz que “o mundo está à beira de uma escassez de avelãs”.

Ler Mais