Nunca houve tantos humanos ‘extraterrestres’ na história da humanidade: há 19 pessoas no espaço

Nunca houve tantos humanos no espaço como no passado dia 12, que estabeleceu um novo recorde: o lançamento da cápsula russa Soyuz, com três tripulantes em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), elevou para 19 o número de pessoas em órbita na Terra, à qual se têm de somar as quatro da missão Polaris Dawn da Space X, que culminou com sucesso a primeira caminhada espacial privada da história, os nove já na ISS e os três taikonautas da estação chinesa.

“Hoje o recorde de maior número de humanos em órbita ao mesmo tempo foi quebrado”, anunciou John Kraus, diretor de conteúdo do Programa Polaris. São 14 homens e cinco mulheres e, por nacionalidade, 11 são dos Estados Unidos, cinco da Rússia e três da China.

Atualmente, a ISS é a ‘cidade’ mais populosa do espaço. Na verdade, graças ao laboratório orbital, existe uma presença humana permanente no espaço. Pelo menos duas pessoas permaneceram a bordo da estação desde que a primeira equipa permanente a estreou, a 2 de novembro de 2000. Durante o seu lançamento em órbita recebeu mais de 250 visitantes, alguns até repetiram esse destino.

Permanência humana no ISS

Na manhã dessa quinta-feira, a ISS recebeu três novos convidados, depois de a nave russa Soyuz MS-26, com três tripulantes a bordo, ter atracado com sucesso. De acordo com a agência espacial russa Roscosmos, os cosmonautas Alexei Ovchinin e Iván Vagner, e o astronauta da NASA Donald Pettit, chegaram com sucesso à ISS e, uma vez a bordo, o trio juntou-se aos tripulantes.

Segundo a NASA, com a chegada dos novos convidados à estação internacional existem atualmente 12 astronautas. Além dos citados, estão os americanos Mike Barratt, Matthew Dominick, Jeannette Epps e Tracy E. Caldwell Dyson, e os cosmonautas russos Alexander Grebenkin, Oleg Kononenko e Nikolai Chub.

A essas 10, devemos acrescentar mais duas: os astronautas Barry ‘Butch’ Wilmore e Sunita ‘Suni’ Williams, membros do Starliner, a primeira missão tripulada da Boeing. Embora a viagem estivesse inicialmente prevista para durar apenas 10 dias, permanecem ‘presos’ na ISS desde junho, depois de a nave em que chegaram ter sofrido problemas com as hélices – a NASA já confirmou que os dois poderiam regressar à Terra em fevereiro de 2025, graças à Crew Dragon de Elon Musk, a mesma em que viajaram os aventureiros da Polaris Dawn.

Por sua vez, a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) tem três taikonautas na sua própria estação espacial, a Tiangong. Estes são Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu, que chegaram em abril de 2024 na missão Shenzhou-18.

A estação espacial em formato de ‘T’ foi montada em apenas dois anos, e o primeiro módulo foi lançado em órbita em abril de 2021. O segundo foi adicionado em maio do mesmo ano e em junho chegaram os primeiros astronautas. Em julho foi realizada a caminhada espacial mais longa da corrida espacial chinesa. E em 2022 foi concluído com um terceiro módulo. Tal como a ISS, é permanentemente habitada.

Aquela ocasião em que o recorde foi quase ‘quebrado’

O recorde atual de 19 pessoas no espaço junta-se a outros marcos espaciais na história da humanidade fora da Terra: em 2023, o recorde atual foi quase superado.

Foi a altura da viagem espacial do VSS Unity da Virgin Galactic, quando 14 astronautas e seis ‘astroturistas’ subiram a 80 quilómetros de altitude. No entanto, não chegaram à linha Kármán, situada a 100 quilómetros acima do nível do mar, que é reconhecida pela NASA como o verdadeiro limite do espaço.

Ler Mais





Comentários
Loading...