Número de multimilionários no mundo bate recorde. Fortuna conjunta supera os 13 biliões de euros, e há um nome português na lista

O ano de 2024 marca um momento histórico para os ultra-ricos em todo o mundo. De acordo com a lista anual da Forbes, o número de multimilionários atingiu uma marca sem precedentes de 2.781, representando um aumento de 141 indivíduos em comparação com o ano anterior.

Este novo recorde supera em 26 o número anterior, estabelecido em 2021. No total, juntaram-se 265 novos rostos lista de multimilionários.

A riqueza combinada destes magnatas também alcançou novos patamares, totalizando incríveis 14,2 biliões de dólares (13,1 biliões de euros), o que representa um aumento de 2 biliões de dólares (1,8 biliões de euros).

Um total de 14 multimilionários juntaram-se ao restrito grupo dos 100 mil milhões de dólares, um pequeno grupo detém coletivamente 2 biliões de dólares (1,8 biliões de euros), o que significa que apenas 0,5% dos multimilionários do mundo controlam 14% de toda a riqueza.

O magnata francês dos bens de luxo, Bernard Arnault, lidera a lista pelo segundo ano consecutivo, com uma fortuna estimada em cerca de 233 mil milhões de dólares (216 mil milhões de euros. Em segundo lugar está Elon Musk, com 195 mil milhões de dólares (181 mil milhões de euros), seguido de perto por Jeff Bezos, com aproximadamente 194 mil milhões de dólares (180 mil milhões de euros).

Na lista dos 2,781 multimilionários há um nome português, Maria Fernanda Amorim, viúva de Américo Amorim, que esteve seis décadas no negócio de cortiça da sua família, a Corticeira Amorim, e investiu numa empresa de energia e em bancos em vários países. O seu avô fundou a Corticeira Amorim em 1870 e o maior ativo é uma participação estimada em 19,5% na Galp Energia, que tem a sua filha mais velha, Paula Amorim, como Presidente do Conselho de Administração.

Dois terços dos multimilionários do planeta viram as suas fortunas crescer no último ano. Mark Zuckerberg foi um dos grandes ganhadores, com um aumento de 116,2 mil milhões de dólares (107 mil milhões de euros) na sua fortuna, impulsionado pelo sucesso das ações da Meta.

A tecnologia desempenhou um papel significativo no aumento da riqueza dos multimilionários, com a corrida da inteligência artificial a impulsionar a entrada de novos nomes na lista. A riqueza combinada dos ultra-ricos tecnológicos subiu para cerca de 2,6 biliões de dólares (2,4 biliões de euros), mais do que qualquer outra indústria.

Além dos magnatas da tecnologia, celebridades como Taylor Swift, Dick Wolf e Magic Johnson também viram as suas fortunas crescer, juntando-se às fileiras dos bilionários em 2024.

A lista de bilionários da Forbes é uma compilação abrangente das pessoas com um patrimônio líquido de mil milhões de dólares ou mais, com base em dados disponíveis até 8 de março de 2024.

Ler Mais