Número de doentes internados com norovírus dispara no Reino Unido. Infeções aumentam mais de 50% em apenas uma semana
Os pacientes internados devido ao norovírus no Reino Unido aumentaram exponencialmente, registando-se agora o número de contágios mais elevado desde que o inverno teve início, quase três vezes superior ao registado no ano passado na mesma altura.
Cerca de 840 camas hospitalares foram ocupadas por adultos com naúseas, vómitos e diarreia na semana passada, o que representa um aumento de 52% em relação aos 551 da semana anterior, de acordo com os dados do Serviço Nacional de Saúde local (NHS).
Um “surto” de norovírus está a acrescentar uma pressão “significativa” sobre os profissionais de saúde do NHS, juntamente com o aumento de doentes nos cuidados intensivos bem como de chamadas a linha de emergência, relatou o diretor médico do NHS de Inglaterra, Stephen Powis.
No entanto, embora os números estejam críticos, o NHS continua a fazer progressos com o número de pessoas à espera durante 18 meses reduzido em mais de nove mil em janeiro, em comparação com o mês anterior, segundo Powis.
Este vírus que ataca o estômago normalmente desaparece sozinho entre dois a três dias, período em que os doentes também podem sentir febre, dores de cabeça, nos braços e pernas. Após terem passado os sintomas, os infetados são aconselhados a ficar em casa pelo menos mais dois dias a descansar e a beber muitos líquidos, de acordo com os profissionais de saúde citados pelo Daily Mail.
Em casos graves, as pessoas podem ter de ser hospitalizadas, sendo os idosos e as crianças os grupos de maior risco. Como tal, é recomendada a lavagem das mãos de forma regular para evitar a propagação que é feita através do contacto próximo com alguém infetado, do toque em superfícies ou objetos que contenham o vírus.
Desde março de 2020 que o número de contágios de Norovírus era baixo, com a Covid-19 a tornar-se o vírus predominante na altura em que se viveu o primeiro confinamento. Esta medida de restrição não só controlou a disseminação do coronavírus como limitou a propagação de outros vírus sazonais.