Número de contratos concedidos ao crédito automóvel cresce 6,9% em abril
Em abril, o número de contratos de empréstimo para a compra de automóveis aumentou 6,9% (15.625), face ao mês de março. Já o número de créditos pessoais desceu 10,6% (32.615), no que toca à variação nos cartões a descoberto, a variação mantém-se nos 0,0% (17.225), de acordo com os dados revelados mensalmente pelo Banco de Portugal (BdP).
Relativamente aos montantes concedidos, os empréstimos automóveis voltam a destacar-se com um aumento de 8,1%, face ao mês anterior, (222 milhões de euros). Já o valor concedido a cartões a descoberto cresceu 6,0% face ao mesmo período para os 89 milhões de euros. No que toca aos empréstimos pessoais observou-se uma queda de 9,7% para os 225 milhões de euros atribuídos, conforme se pode ver na informação divulgada pelo BdP.
Dentro do empréstimo automóvel são de destacar os contratos de financiamento destinados à categoria de “reserva de propriedade e outros” de veículos novos, onde há um crescimento de 18,2%, face ao mês de março, e um disparo de 264,1%, em comparação com o mês homólogo do ano anterior, uma subida exponencial explicada pela pandemia que assolou o ano de 2020.
Dentro da categoria de crédito pessoal, que durante o mês de abril sofre uma queda, quer no montante concedido, quer no número de empréstimos, é de notar que na modalidade de financiamento de “Educação, Saúde, Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos” houve uma descida de 10,3% nos contratos celebrados, enquanto na modalidade de “Outros Créditos Pessoais” (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades) registou-se uma queda de 10,6% no número de convenções celebradas.