NTF do vídeo da vitória de Andy Murray no torneio de Wimbledon em 2013 foi vendido em leilão por 150,71 mil euros

O NTF (non-fungible token) referente ao vídeo da vitória do tenista Andy Murray, no torneio de Wimbledon em 2013, foi hoje vendido por 150, 71 mil euros.

Em maio, o tenista escocês anunciou que, à semelhança de outros desportistas e artistas, iria lançar uma série de NTF relacionados com a sua carreira, na WENEW, uma plataforma especialista na venda deste tipo de ativos.

O comprador do “momento” de Murray em Wimbledon não será o dono literal dos direitos autorais do vídeo, mas sim da captação do mesmo, através da tecnologia de blockchain. Para além desse direito, o comprador receberá um dispositivo, para ver as imagens sempre que quiser, dois bilhetes para as finais do torneio de Wimbledon em 2022, várias lembranças assinadas pelo tenista e ainda a oportunidade de jogar uma vez com o atleta.

A plataforma não divulgou a entidade do felizardo, no entanto, um comprador habitual de NFT, conhecido na Web apenas como “Pranksy”, enviou um email à agência britânica Reuters, dando conta de que tinha sido ele a ficar com esta obra de arte.

Para além deste NTF, a WENEW vendeu mais 600 ativos relacionados com esta vitória de 2013 do tenista escocês. O preço pago por cada tocken variou entre os 41,48 euros e os 4.230 euros.

Numa entrevista concedida há algumas semanas à imprensa britânica, Murray contou que a primeira vez que teve contacto com o mercado dos NTF, foi quando em março deste ano leu uma notícia que dava conta de que o criptoartista norte-americano Beeple, (o nome artístico de Mike Winkelmann), tinha vendido um NTF por 58,72 milhões de euros pela leiloeira  Christie’s.

“Ainda estou a aprender sobre os  NFTs, mas parece ser emocionante”, confessou Murray à Reuters.

«

Ler Mais





Comentários
Loading...