Novos regulamentos europeus vão provocando mais ‘baixas’: Porsche vai parar vendas do 718 Boxster e Cayman a partir de julho

A Porsche confirmou a sua intenção de parar a venda do 718 Boxster e Cayman na Europa a partir de julho. A marca premium alemã já tinha revelado que pretendia deixar de comercializar o Macan a gasolina, o veículo mais vendido da construtura, isto porque não consegue cumprir os novos regulamentos de segurança cibernética da União Europeia.

Mas, a este modelo, juntam-se agora o 718 Boxster e o Cayman, as versões de entrada da gama, que também não cumprem as normas de segurança em vigor na Europa a partir de 1 de julho, e que exigem que as marcas tenham um certificado específico para garantir que está protegido contra 70 vulnerabilidades diferentes.

A Porsche não notará tanta diferença nas receitas geradas por estes modelos se as compararmos com as do seu carro-chefe, o Macan, cujas vendas multiplicaram por quatro as do 718, atingindo um total de 87.355 unidades vendidas em 2023.

Os dois modelos, no entanto, vão continuar a ser comercializados foram do mercado europeu – igualmente disponíveis vão estar as versões Cayman GT4 RS e Boxster RS Spyder, por serem de produção limitada e, portanto, isentos desta regra.

No entanto, fica a questão: por que motivo a Porsche não adaptou o software para cumprir a regulamentação europeia? A resposta, lembrou o jornal espanhol ‘El Economista’, é mais simples do que o processo de adaptação – a transformação necessária para obter o certificado não se limita ao software atualizável, mas a Porsche teria de alterar completamente a estrutura elétrica de cada modelo (incluindo o desenvolvimento e produção do veículo), o que custaria aproximadamente metade do orçamento total para um novo modelo, algo que foi considerado inviável para a marca germânica.