Novo Volkswagen Transporter: tenha o primeiro olhar sobre o design icónico da sétima geração

A Volkswagen Veículos Comerciais está a apresentar os primeiros detalhes de design da nova geração do Transporter.

“Estamos a transferir o ADN do nosso ícone para os tempos modernos com o Transporter completamente novo”, explica Albert Kirzinger, diretor de Design da marca Volkswagen Veículos Comerciais. “Os pormenores da sétima geração retomam as características de design dos seus seis antecessores e dão-lhes uma nova interpretação. Uma história com tradição: cada novo Volkswagen Transporter sempre representou uma nova era visual, uma ponte estilística entre uma longa história, o presente e o futuro. Foi precisamente este rumo que manteve esta gama atualizada durante mais de oito décadas, tornando-a a série de carrinhas mais bem-sucedida do mundo na sua classe.”

O lançamento no mercado está previsto para o primeiro trimestre de 2025.

ADN ‘Pão de forma’: “Basta um segundo para reconhecer imediatamente o Transporter – redesenhado do primeiro ao último milímetro – como o sucessor do T6.1 e como membro da família ‘Pão de forma’ ”, afirma Albert Kirzinger. “O design segue consistentemente o icónico ADN da marca. Isto já é evidente na carroçaria principal, que tem o contorno característico da linha de produtos por baixo das janelas laterais. Este ADN único pode ser encontrado em todas as áreas do design exterior e também torna o novo Transporter a referência no seu segmento”.

O design do novo Transporter em pormenor

A frente: O T5 pode ser reconhecido imediatamente pela forma da grelha do radiador, o T6.1 pelos faróis e o T1 pelo formato pão de forma e a frente em V – em todos eles o novo Transporter foi buscar referências. Estas referências podem também ser encontradas em toda a atual gama da Volkswagen Veículos Comerciais. O Diretor de Design acrescenta: “O design frontal do nosso sétimo Transporter deixa imediatamente claro que é um membro da família e complementa a dupla Multivan e ID. Buzz”.

A silhueta: A vista lateral do Transporter, que tem entre 5.050 mm e 5.450 mm de comprimento, mostra o design típico da marca. “Tal como no T6.1, prolongámos o contorno superior dos faróis como uma linha para os lados. Isto continua até à traseira e cria uma curvatura linear pronunciada acima dela. Esta linha separa as zonas superior e inferior da carroçaria e é uma homenagem ao T1″, afirma Kirzinger. A gama de jantes de 16, 17 e 19 polegadas do Transporter também foi redesenhada.

Particularmente marcante é a jante de liga leve Indianapolis de 19 polegadas, com a sua aba cortada em diamante, bem como seis raios pretos e superfícies interiores. A tampa do depósito de combustível integrada na zona do pilar B das versões diesel e híbrida plug-in, tal como no T6.1 e no Crafter, está novamente acessível de forma ideal. A tampa da tomada de carregamento dos modelos com motorização híbrida plug-in e totalmente elétrica encontra-se sob o farol direito.

Traseira: A traseira do sétimo Volkswagen Transporter tem um design homogéneo e, por isso, apresenta os traços claros e característicos de um Veículo Comercial Volkswagen. A variante comercial estará novamente disponível com um portão traseiro ou com duas portas traseiras. Embora completamente redesenhado e tecnicamente renovado, a forma marcante dos faróis traseiros de LED cria uma ponte estilística com o T5.

“Com uma linha horizontal por baixo do óculo traseiro e uma faixa preta acima da matrícula, formamos uma faixa horizontal suave entre os grupos de luzes traseiras em forma de C, que também usamos aqui para enfatizar a clareza icónica do novo Transporter”, diz Albert Kirzinger. “Como sempre num veículo comercial Volkswagen, não há nenhuma linha que não seja lógica. As linhas horizontais descritas por baixo do óculo traseiro e nas laterais por baixo dos puxadores das portas são um bom exemplo disso, enquadrando o logótipo da Volkswagen e estendendo-se até às luzes traseiras com precisão milimétrica.”

Mais uma vez, a forma segue sempre a função no sétimo Transporter. O portão traseiro ou as duas portas laterais de correr são outro exemplo, prolongando-se até ao para-choques, o que resulta numa altura de carga reduzida de apenas 575 mm a 638 mm (consoante a versão).

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