Novo primeiro-ministro da Escócia quer independência do Reino Unido e adesão à UE
O novo primeiro-ministro da Escócia, Humza Yousaf, assumiu que as suas primeiras prioridades são combater a inflação e a subida do custo de vida.
O sucessor de Nicola Sturgeon, nascido em Glasgow e filho de pai paquistanês, assegurou que vai bater-se pela independência da Escócia em relação ao Reino Unido assim como pela adesão do país à União Europeia (UE), avança a Reuters.
O primeiro líder muçulmano da Escócia é um aliado próximo de Sturgeon e foi considerado um candidato à continuidade. A sua vitória na votação de liderança do Partido Nacionalista Escocês (SNP) indica que não serão abandonadas as suas políticas progressistas.
Yousaf tem agora a responsabilidade de unificar o partido após uma brutal campanha de liderança que expôs as divisões entre os candidatos sobre a sua abordagem à independência e às questões sociais.
O primeiro-ministro escocês anunciou a sua candidatura à liderança no jornal britânico Sunday Mail, confessando: “É preciso apresentar-se como a melhor pessoa para o cargo. E eu faço. Este é o melhor emprego do país e precisa de alguém com experiência.”
Quando foi eleito, em 2011, como membro do Parlamento escocês, pela região de Glasgow, prestou juramento à rainha Isabel II em inglês e urdu, repetindo o momento quando foi reeleito em 2016, vestindo um kilt e sherwani para refletir a sua herança escocesa e paquistanesa.