Novo Governo: Já se conhecem os nomes dos 17 próximos ministros. Veja a lista oficial da ‘equipa’ de Montenegro

O encontro entre Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de sousa, no Palácio de Belém, para que o primeiro-ministro indigitado entregasse e apresentasse a lista da formação do novo Governo da AD (PSD e CDS-PP), demorou pouco mais de 15 minutos e, logo depois, foi divulgada oficialmente a lista da equipa que compõe o XXIV Governo Constitucional.

No total são 17 os ministérios do novo Governo: Negócios Estrangeiros, Finanças, Presidência, Coesão Territorial, Assuntos Parlamentares, Defesa nacional, Justiça, Administração interna, Educação, Ciência e Inovação, Saúde, Infraestruturas e Habitação, Economia, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ambiente e Energia, Juventude e Modernização, Agricultura e Pesca e Cultura.

Veja a lista dos governantes escolhidos:

Primeiro-Ministro
Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros
PAULO RANGEL

Ministro do Estado e das Finanças
JOAQUIM MIRANDA SARMENTO

Ministro da Presidência
ANTÓNIO LEITÃO AMARO

Ministro Adjunto e de Coesão Territorial
MANUEL CASTRO ALMEIDA

Ministro dos Assuntos Parlamentares
PEDRO DUARTE

Ministro da Defesa Nacional
NUNO MELO

Ministra da Justiça
RITA JUDICE

Ministro da Administração Interna
MARGARIDA BLASCO

Ministro da Educação, Ciência e Inovação
FERNANDO ALEXANDRE

Ministra da Saúde
ANA PAULA MARTINS

Ministro das Infraestruturas e Habitação
MIGUEL PINTO LUZ

Ministro da Economia
PEDRO REIS

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
MARIA DO ROSÁRIO PALMA RAMALHO

Ministra do Ambiente e Energia
MARIA DA GRAÇA CARVALHO

Ministra da Juventude e Modernização
MARGARIDA BALSEIRO LOPES

Ministro da Agricultura e Pesca
JOSÉ MANUEL FERNANDES

Ministra da Cultura
DALILA RODRIGUES

Vários dos nomes agora revelados foram sendo conhecidos durante o dia, como de Paulo Rangel, Miranda Sarmento, Pedro Duarte, Nuno Melo ou Ana Paula Martins. No entanto há algumas surpresas, como Dalila Rodrigues na pasta da Cultura, ou Maria do Rosário Palma Ramalho como ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Destacam-se ainda dois novos ministérios: Juventude e Modernização, que ficará a cargo de Margarida Balseiro Lopes e Ambiente e Energia (anteriormente Ambiente e Ação Climática), encabeçado por Maria da Graça Carvalho. A Pasta das Infraestruturas volta a estar ‘colada’ à Habitação.

Mulheres em minoria em governo com 11 homens
No total dos 18 rostos que compõem o novo Governo (contando com o primeiro-ministro), contam-se sete mulheres e 11 homens. No anterior Executivo de António Costa, dos 18 rostos (já a contar com Costa), metade (nove) eram mulheres, pelo que o novo Governo tem uma menor representação feminina.

Pouco antes da 18h00, hora combinada, Luís Montenegro chegou ao Palácio de Belém para reunir com o Presidente da República e apresentar os nomes que vão compor o novo Governo do PSD/CDS-PP. Montenegro chegou sozinho, sem nenhum dos elementos do seu ‘núcleo-duro’.

À entrada, sem tecer comentários, Luís Montenegro disse apenas que estava “muito bem disposto”. Levava consigo uma pasta cinzenta com os documentos que descreviam a formação do novo Governo. À saída, cerca das 18h15, voltou a não prestar declarações aos jornalistas.

Apos o encontro entre o primeiro-ministro indigitado e Marcelo rebelo de Sousa, a lista dos nomes dos novos ministros do XXIV Governo Constitucional foi analisada e publicada na página oficial da Presidência da República, que registou alguns problemas

O XXIV Governo Constitucional tomará posse na próxima terça-feira, com os secretários de Estado a serem nomeados dois dias depois. O programa do Governo será apresentado a 10 de abril, seguindo-se o debate nos dias 11 e 12 de abril. A entrada em plenitude de funções do executivo de Luís Montenegro apenas ocorrerá após a aprovação do programa.

Veja os rostos dos novos ministros:
composicao-xxiv-governo

Ler Mais