Novo Classe E: metade dos modelos disponíveis na Europa serão híbridos plug-in de quarta geração e chegam à Europa no verão de 2023

Durante mais de 75 anos, o Classe E estabeleceu novas referências no segmento de modelos de luxo na versão limousine. Em 2023, a Mercedes-Benz irá criar um novo capítulo para o modelo de executivos: o novo Classe E define o caminho para a transição de automóveis movidos a motor de combustão para automóveis movidos a motor elétrico. Ao mesmo tempo, a sua arquitetura totalmente nova permite ao utilizador uma experiência digital completa. Os primeiros modelos da série 214 na versão limousine chegarão aos concessionários europeus no outono de 2023.

Proporções clássicas e linhas características especiais no design exterior

O novo Classe E tem as proporções de um típico modelo de três volumes: a reduzida projeção da dianteira e o capot comprido são seguidos por um habitáculo substancialmente recuado. O design “habitáculo recuado” é complementado pela projeção da traseira bem dimensionada.

Um painel preto liga a grelha do radiador aos faróis. Este elemento em preto brilhante relembra os modelos da marca Mercedes-EQ. A grelha do radiador tridimensional é progressiva ou clássica, em função da versão de equipamento selecionada. O novo Classe E está equipado de série com faróis LED de alta performance. Os faróis DIGITAL LIGHT estão disponíveis como opção, com ou sem função de projeção. Todas as opções de faróis proporcionam um design distintivo de dia e de noite. Como característica habitual da Marca, as luzes diurnas revelam a forma de uma sobrancelha. Os dois powerdomes conferem um design marcante ao capot.

As laterais revelam o efeito particularmente atrativo das proporções harmoniosas e do design distintivo de “habitáculo recuado”. Os puxadores das portas integrados, conhecidos dos modelos Mercedes-Benz topo de gama, conferem um visual distinto. As duas linhas características separadas na lateral realçam o carácter desportivo.

Os destaques na traseira incluem os grupos óticos traseiros em LED bipartidos com um novo contorno e design especial: a estrela em ambos os farolins proporciona um design especial de dia e de noite.

O painel de instrumentos e o tablier contribuem para a experiência digital no interior. Se o Classe E estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen estende-se até ao display central.

Visualmente dissociado do MBUX Superscreen está o painel de instrumentos no campo de visão do condutor. Os modelos sem display do passageiro integram um elemento de revestimento de grandes dimensões que se estende até ao centro. Visualmente dissociado, o display central aparenta flutuar acima da superfície côncava deste elemento de revestimento.

A secção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa. Esta estende-se em forma de arco desde o para-brisas, passando pelos pilares A e terminando nas portas. Isto cria a sensação de um habitáculo extremamente espaçoso. Um conjunto de controlo que aparenta flutuar na secção superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro dos ecrãs.

A consola central foi concebida como uma unidade homogénea e une-se numa linha reta com a secção inferior do painel de instrumentos. Na parte frontal, um compartimento de arrumação com tampa e suportes de bebidas está integrado no elemento de revestimento tridimensional. A parte traseira da consola central está equipada com um confortável apoio de braços.

O painel central da porta une-se perfeitamente ao apoio de braços com uma geometria côncava. Aqui, a secção frontal foi concebida como um elemento metálico tecnologicamente avançado. Pode ser utilizado como pega auxiliar e como puxador da porta, e incorpora os interruptores dos vidros elétricos. Outro destaque é a consola de controlo flutuante que incorpora o interruptor de abertura da porta e os interruptores de controlo das funções do banco.

Os contornos da superfície do banco e do encosto do banco fluem elegantemente do interior para o exterior e aparentam flutuar acima da base do assento graças ao design de camadas. As linhas verticais recuadas seguem o contorno exterior, e distanciam-se até à parte superior.

No que diz respeito ao espaço, o Classe E é um dos modelos mais desejados neste segmento. O condutor tem à sua disposição mais cinco milímetros de espaço para a cabeça do que no modelo antecessor. Os passageiros traseiros beneficiam particularmente da distância entre eixos superior em dois centímetros: o espaço para os joelhos e para as pernas aumentou 10 e 17 milímetros, respetivamente. O aumento da largura disponível para os passageiros do banco traseiro é ainda superior, sendo agora de 1519 milímetros. Isto representa um aumento de 25 milímetros, ficando quase ao nível do Classe S. A capacidade da bagageira é de até 540 litros.

Metade das motorizações disponíveis são híbridas plug-in

Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo Classe E estabelece novas referências em termos de eficiência. Metade dos modelos serão híbridos plug-in de quarta geração. A gama de modelos já atinge esta elevada proporção no lançamento de mercado. Três das seis versões do Classe E combinam as vantagens de um automóvel com motor de combustão com as de um automóvel elétrico.

A gama de motores inclui unidades de quatro e de seis cilindros da atual família de motores modulares da Mercedes-Benz. Desta forma, a gama de motores é extremamente importante para a flexibilidade da rede de produção global, com eletrificação em função das necessidades.

Além da sobrealimentação, os motores diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque / alternador integrado (ISG). São, portanto, híbridos parciais. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.

O painel de instrumentos e o tablier contribuem para a experiência digital no interior. Se o Classe E estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen estende-se até ao display central.

Visualmente dissociado do MBUX Superscreen está o painel de instrumentos no campo de visão do condutor. Os modelos sem display do passageiro integram um elemento de revestimento de grandes dimensões que se estende até ao centro. Visualmente dissociado, o display central aparenta flutuar acima da superfície côncava deste elemento de revestimento.

A secção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa. Esta estende-se em forma de arco desde o para-brisas, passando pelos pilares A e terminando nas portas. Isto cria a sensação de um habitáculo extremamente espaçoso. Um conjunto de controlo que aparenta flutuar na secção superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro dos ecrãs.

A consola central foi concebida como uma unidade homogénea e une-se numa linha reta com a secção inferior do painel de instrumentos. Na parte frontal, um compartimento de arrumação com tampa e suportes de bebidas está integrado no elemento de revestimento tridimensional. A parte traseira da consola central está equipada com um confortável apoio de braços.

O painel central da porta une-se perfeitamente ao apoio de braços com uma geometria côncava. Aqui, a secção frontal foi concebida como um elemento metálico tecnologicamente avançado. Pode ser utilizado como pega auxiliar e como puxador da porta, e incorpora os interruptores dos vidros elétricos. Outro destaque é a consola de controlo flutuante que incorpora o interruptor de abertura da porta e os interruptores de controlo das funções do banco.

Os contornos da superfície do banco e do encosto do banco fluem elegantemente do interior para o exterior e aparentam flutuar acima da base do assento graças ao design de camadas. As linhas verticais recuadas seguem o contorno exterior, e distanciam-se até à parte superior.

No que diz respeito ao espaço, o Classe E é um dos modelos mais desejados neste segmento. O condutor tem à sua disposição mais cinco milímetros de espaço para a cabeça do que no modelo antecessor. Os passageiros traseiros beneficiam particularmente da distância entre eixos superior em dois centímetros: o espaço para os joelhos e para as pernas aumentou 10 e 17 milímetros, respetivamente. O aumento da largura disponível para os passageiros do banco traseiro é ainda superior, sendo agora de 1519 milímetros. Isto representa um aumento de 25 milímetros, ficando quase ao nível do Classe S. A capacidade da bagageira é de até 540 litros.

Metade das motorizações disponíveis são híbridas plug-in

Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo Classe E estabelece novas referências em termos de eficiência. Metade dos modelos serão híbridos plug-in de quarta geração. A gama de modelos já atinge esta elevada proporção no lançamento de mercado. Três das seis versões do Classe E combinam as vantagens de um automóvel com motor de combustão com as de um automóvel elétrico.

A gama de motores inclui unidades de quatro e de seis cilindros da atual família de motores modulares da Mercedes-Benz. Desta forma, a gama de motores é extremamente importante para a flexibilidade da rede de produção global, com eletrificação em função das necessidades.

Além da sobrealimentação, os motores diesel e os motores a gasolina integram assistência inteligente de um motor de arranque / alternador integrado (ISG). São, portanto, híbridos parciais. Graças a uma nova bateria, a potência do motor elétrico foi aumentada de 15 para 17 kW, enquanto o binário suplementar foi aumentado para 205 Nm.

O sistema AIRMATIC e o eixo traseiro direcional estão disponíveis como opção

O comportamento ágil do novo Classe E deve-se em grande parte ao rigoroso controlo das rodas dianteiras pelos quatro braços de controlo em cada roda. No eixo traseiro, uma suspensão traseira multi-link independente e otimizada com cinco braços assegura um excelente controlo das rodas e uma extraordinária estabilidade em linha reta. Em ambos os eixos, as molas e os amortecedores são combinados numa torre da suspensão e não são envolvidos no controlo das rodas, e, portanto, a suspensão responde com uma correspondente sensibilidade. A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro separam a suspensão da carroçaria, reduzindo significativamente as vibrações e o ruído transmitido à carroçaria. De série, as motorizações eletrificadas estão equipadas com suspensão com molas helicoidais AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo. É também 15 milímetros mais curta do que a suspensão das motorizações híbridas plug-in.

O novo Classe E está disponível como opção com o pack Technology. Este inclui o versátil sistema de suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. A suspensão AIRMATIC com foles pneumáticos e amortecedores adaptativos ADS+ fornece uma resposta extremamente precisa. O controlo da altura é outra funcionalidade da suspensão AIRMATIC. Mantém constantemente a distância ao solo independentemente da carga transportada no automóvel, mas também implementa alterações quando necessário.

O novo Classe E é especialmente ágil e estável com o opcional eixo traseiro direcional e com a relação de transmissão mais direta da direção dianteira. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até 4,5 graus. Esta solução permite reduzir até 90 centímetros o diâmetro de viragem.

Experiência de entretenimento impressionante e envolvente

Música, jogos e streaming de conteúdos podem ser experimentados com praticamente todos os sentidos no Classe E. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E é agora mais inteligente, proporcionando uma nova experiência em termos de personalização e interação. Ao mesmo tempo, o funcionamento dos sistemas elétricos é mais baseado em software e menos em hardware.

As várias funções de computação que anteriormente estavam separadas, são agora processadas num único processador. Desta forma, os ecrãs e o sistema de informação e de entretenimento MBUX partilham um novo computador de bordo central extremamente potente. Esta forma de ligação de sistemas melhora o desempenho e a velocidade das transmissões de dados.

O pack MBUX Entretenimento Plus estará disponível para o novo Classe E. Inclui os serviços Mercedes me connect e o pack de dados de um operador de comunicações móveis. Em função do mercado, é utilizado um módulo de comunicações com 5G como tecnologia de transmissão. A norma de comunicações móveis 5G permite transferir dados a velocidades muito superiores comparativamente à norma LTE/UMTS.

A Chave Digital do Veículo está agora disponível para o iPhone e o Apple® Watch

Com a Chave Digital do Veículo, para ligar e trancar o Classe E, o condutor só necessita de um dispositivo compatível6. Também é possível partilhar a chave: vários canais digitais podem ser utilizados para convidar familiares ou amigos a utilizarem o Classe E. Ao fazê-lo, o proprietário do automóvel pode atribuir direitos diferentes, concedendo apenas acesso ao automóvel ou permitindo também que o automóvel seja conduzido. O automóvel pode reconhecer vários utilizadores ao mesmo tempo e a Chave Digital do Veículo pode ser partilhada no máximo por 16 pessoas. Nos mercados onde os serviços Mercedes me connect estão disponíveis, a pré-instalação da chave Digital do Veículo é parte integrante do pack Conforto KEYLESS-GO7. Esta combinação de equipamentos está disponível no novo Classe E a partir do pack Premium.

A música torna-se visível: Visualização de Som

Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som, os ocupantes do novo Classe E podem experimentar música com três sentidos: a música em geral e os sons de filmes ou aplicações podem ser ouvidos (com tecnologia Dolby Atmos® se pretendido), sentidos (através de transdutores de ressonância do opcional sistema de som surround Burmester® 4D) e agora também “visualizados”. A visualização ocorre na faixa de luz da Iluminação Ambiente Ativa (equipamento opcional). Pela primeira vez, isto aplica-se em todo o Classe E. Por exemplo, músicas com batida rápida podem causar rápidas variações de luz, enquanto os ritmos normais podem criar combinações suaves de ambientes de iluminação.

A experiência de entretenimento para o passageiro dianteiro é sempre impressionante. No seu display opcional, o passageiro dianteiro pode assistir a conteúdo dinâmico como TV ou transmissão de vídeo mesmo quando o condutor está ao volante e a olhar para o ecrã. Isto porque a imagem é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmara reduz o brilho do ecrã e portanto diminui o perigo de distração do condutor.

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