Novo aeroporto: Só Alcochete cumpre todos os critérios de viabilidade. Montijo falha cinco e Santarém um (a distância)

O relatório final da Comissão Técnica Independente (CTI), nomeada pelo Governo para avaliar as opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa e fazer a avaliação ambiental estratégica, indica Alcochete como a única opção que evitou a primeira fase de triagem e que não falha nenhum dos 10 critérios de viabilidade.

Montijo, Santarém e Alcochete foram as três opções que não necessitaram de triagem inicial, que permitiu reduzir de 17 para 9 as opções (ou combinações) a discutir e avaliar para a construção de um novo aeroporto.

No entanto, segundo o relatório da Comissão Técnica Independente, a que a TVI/CNN Portugal tiveram acesso, a opção de um novo aeroporto no Montijo falha em cinco critérios de viabilidade, enquanto Santarém chumba num: a distância.

Caso fosse sujeita à triagem feita às outras opções que acabaram por não entrar na lista do Governo, o novo aeroporto no Montijo falhava em três critérios de “máxima relevância”: falta de área de expansão mínima futura de mil hectares e o facto de não haver linha ferroviária atualmente, nem estar prevista a sua construção.

A Comissão indica que é imprescindível a ligação por infraestrutura ferroviária, tal como aliás a rodoviária, como critério de viabilidade”.

Para além disso, a opção Montijo (que manteria o Aeroporto da Portela em operação à mesma) chumba ainda nos critérios de população afetada pelo ruído, riscos naturais e dimensão de áreas naturais ou corredores migratórios de aves afetados.

Já Santarém, assinala a CTI, só chumba num dos critérios, mas também este é de “máxima relevância”: a distância a que fica do centro da cidade de Lisboa.

A 92 quilómetros, esta opção é quatro vezes acima da média europeia calculada, com base numa análise a 87 aeroportos e a todas as capitais europeias e cidades com mais de meio milhão de habitantes. O relatório explica que os técnicos apuraram que, na análise feita, o aeroporto mais distante identificado estava a 60 km do centro da cidade que servia.

Ainda assim, apesar das falhas em alguns critérios de viabilidade, a CTI adianta ao mesmo canal que Santarém e Montijo continuam a ser hipóteses pra o novo aeroporto, e que os critérios vão ser mais aprofundados na nova fase.

A CTI ainda fará uma avaliação final com outros fatores a ponderar como o tempo que os passageiros vão demorar a chegar ao Aeroporto, partindo de Lisboa, para além da distância propriamente dita.

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