Novo aeroporto de Lisboa poderá ir para Alverca e não para o Montijo
Alverca pode ser uma alternativa ao Montijo para a expansão do aeroporto de Lisboa. É uma solução que está, segundo os promotores, mais desenvolvida do que a do Montijo. O projeto foi apresentado hoje, na Fundação Cidade de Lisboa, no Campo Grande.
O aproveitamento da Base Aérea de Alverca era uma hipótese considerada inviável porque a pista da Portela não é paralela à existente em Alverca, não permitindo movimentos simultâneos de descolagem e aterragem. Mas esta proposta avança com a construção de uma nova pista, paralela à de Lisboa.
A área disponível também vai muito além da atual base aérea: “em Alverca temos 1800 hectares, no Montijo o que é aproveitado são 190 hectares”, afirma José Furtado, autor da proposta, à RTP.
O responsável acrescenta ainda que o aeroporto de Alverca “pode gerir até 75 milhões de passageiros, o mesmo que Amesterdão, Frankfurt ou outro grande aeroporto internacional. Quanto ao aeroporto do Montijo, estamos a falar de um aeroporto que é mais pequeno que o de Faro”, sublinha.
Os defensores de Alverca querem que esta infraestrutura passe a receber os voos de longo curso e o aeroporto Humberto Delgado apenas os de médio curso.
Luis Coimbra, especialista em gestão aeroportuária, estudou durante anos as alternativas a Lisboa: “Temos outros problemas igualmente complicados, a Embraer, hoje em dia, é dona de 65% dos terrenos. E para além de questões ambientais, as questões técnicas lançam sérias dúvidas da viabilidade de tal solução [no Montijo]”.
O especialista salienta que no Montijo “uma segunda pista, mesmo com operações simultâneas, envolve a entrada para dentro do estuário do Tejo, o que é obviamente condenável”.
Já em Alverca, “a pista assenta sobre o mouchão e não sobre o estuário. E para aceder à pista são montados taxiways ambientais ou viadutos”, explica José furtado.
Os promotores do estudo sobre Alverca agora lançado afirmam que ainda há tempo para debater esta questão, que dizem ter consequências de longo prazo para o país.