Novembro despede-se com chuva; dezembro diz olá com temperaturas negativas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 13 os distritos que vão estar hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente. A partir de amanhã, segundo o IPMA, pode contar com uma descida das temperaturas, que chegam a valores negativos no fim de semana.

O IPMA tinha colocado anteriormente sob aviso amarelo os distritos de Évora, Setúbal, Lisboa, Beja, Santarém, Faro e Portalegre.

Num novo comunicado, o instituto estendeu o aviso amarelo aos distritos de Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra também por causa da chuva. Em causa está a ação combinada de duas depressões, ligadas sobre Portugal por uma grande frente.

Os distritos de Évora, Setúbal, Lisboa e Beja estarão com aviso entre as 3h00 e as 15h00 de quinta-feira, Santarém, Leiria e Portalegre entre as 6h00 e as 15h00 e Faro entre as 12h00 e as 18h00.

Viseu e Aveiro vão estar sob aviso amarelo entre as 3h00 e as 12h00 e Guarda, Leiria e Coimbra entre as 6h00 às 12h00.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa e Leiria devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora entre as 9h00 e as 12h00 de quinta-feira.

Também a Costa Norte, Costa Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso amarelo entre as 6h00 e as 15h00 de quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Dezembro começa com frio e mínimas que chegam abaixo de zero
A partir de amanhã as temperaturas começam a descer ligeiramente, notando-se com especial impacto no sábado. Apesar do céu pouco nublado ou limpo prevê-se uma descida das mínimas que, por exemplo, no caso de Bragança ou da Guarda, chegam a atingir -1ºC, indica o IPMA.

*Com Lusa

Ler Mais