Nova SBE: A primeira escola portuguesa no Metaverso

O MetaDEL, a sala do Nova SBE Digital Experience Lab criada no Metaverso, foi o local escolhido para receber aquele que foi apresentado como o primeiro evento para a imprensa organizado por uma instituição académica no Metaverso.

Num espaço que faz parte do ecossistema de inovação da Nova SBE, todos os participantes foram convidados a marcar presença através dos seus avatares para ouvir as apresentações dos dez oradores, podendo explorar algumas das potencialidades da plataforma de realidade aumentada.

Com acesso a equipamento de realidade aumentada – óculos e dois comandos – cada orador e convidado contou com o apoio de um voluntário da Nova SBE, que se deslocou ao local onde cada um se encontrava, com a missão de estabelecer todas as ligações e de garantir que o avatar conseguia movimentar-se no espaço virtual.

Jornalistas e investigadores juntaram-se, assim, numa experiência de inovação e imersão, para ficar a conhecer os principais projectos e temas de investigação que vão marcar o ano de 2023 na Nova SBE.

Beatriz Bento, do departamento de Faculty & Research da Nova SBE, introduziu cada um dos dez oradores, assim como os temas que cada um apresentou.

Pedro Oliveira, recém-eleito Dean da Nova SBE, fez as honras de abertura do evento e destacou o papel pioneiro da instituição, ressalvando a vontade e o empenho de colocar a Nova SBE entre as 10 melhores escolas de economia e gestão da Europa. O mesmo responsável recebeu os convidados «numa experiência imersiva que marca mais um passo da Nova SBE no caminho da inovação. Este ano, continuamos a fazer crescer a nossa pegada de inovação digital apostando na Inteligência Artificial e, agora, ao fazermos o nosso primeiro evento no Metaverso. Em 2023, certamente, iremos continuar a nossa missão de sermos a escola para um futuro melhor e mais sustentável”, acrescentou.

Eduardo Costa, do Nova SBE Health & Management Knowledge Center iniciou a ronda de oradores, com o tema de “Health Spending and Health System Financing”, uma  investigação que contribui para o apoio à tomada de decisão e análise crítica das políticas públicas no campo da saúde.

Francisco Queiró, do Nova SBE Finance Knowledge Center, focou-se no “The Effect Of Business Training On Manager Skills And SME Performance”, um estudo no qual gestores de topo de PMEs em Portugal irão participar em diferentes tipos de intervenções educativas. Por outro lado, outro grupo de profissionais será isolado dessa experiência e, no final, serão analisados os resultados com vista a identificar os principais impulsionadores do sucesso empresarial.

Seguiu-se Victoire Gerard, do Nova SBE NOVAFRICA Knowledge Center, que apresentou “Artisanal Mining In Africa”, um projecto de investigação que avalia o impacto ambiental e económico que a exploração artesanal de minas tem em África.

Depois, foi a vez de Rita Nascimento, do Nova SBE Leadership For Impact Knowledge Center, apresentar “Creating Fluid Boundaries For Inclusion: The Role Of Higher Education In Making Inclusive Futures”, sobre o papel das universidades na criação de um futuro mais inclusivo.  Uma iniciativa que junta jovens com deficiência em diferentes atividades para os ajudar na preparação para a procura de trabalho.

Pedro Freitas, do Nova SBE Economics of Education Knowledge Center, falou da investigação sobre os termos da avaliação no final do ensino secundário, sob o tema “Teacher Scores In Upper Secondary Education: The Role Of Peer Comparisons”.

Já Maria João Jacinto, do Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center, apresentou “Patient Innovation Bootcamp”, um programa com o objectivo de apoiar doentes, cuidadores informais e colaboradores a trazer soluções que eles criaram para resolver uma necessidade relacionada com a condição de saúde que enfrentam diariamente.

Marli Fernandes, do Nova SBE Economics For Policy Knowledge Center, desenvolveu o tema “Proposta para Aperfeiçoar a Avaliação das Políticas Públicas nas Diversas Gerações”, um projecto que traz propostas de alterações a essa mesma metodologia, para a tornar mais quantitativa e objectiva.

Do Nova SBE Environmental Economics Knowledge Center, Margarida Ortigão falou de  “Crowdfunding Vs. Taxes: Does The Payment Vehicle Influence Wtp For Ecosystem Services Protection?”, um estudo para perceber até que ponto os portugueses estão dispostos a pagar para investir em infraestruturas que protejam zonas vulneráveis à exploração humana e riscos ambientais.

O investigador e professor Leid Zejnilovic, da Nova SBE Data Science Knowledge Center, apresentou o estudo  “When Humans use AI to decide, Two Models Collide”, que analisa e propõe estratégias de melhoria da relação entre as decisões humanas e as decisões automatizadas.

Por fim, Lucas Franiec, da Nova SBE Behavioral Lab, concluiu com o projecto “Consumer Insights On Brand Leaders That Spark Controversy”, uma análise à relação das marcas com temas fraturantes da sociedade, como o racismo ou o aborto, e o impacto que a tomada de posição sobre estes temas pode ter ao nível reputacional.

Pode assistir à gravação do evento aqui.

Ler Mais



Comentários
Loading...