Nova ponte sobre o Tejo vai ter carros? Quantas linhas para comboio terá? Governo pede à IP avaliação de todas as opções

O Governo anunciou a construção da terceira travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro e pediu às Infraestruturas de Portugal (IP) para desenvolver estudos sobre a configuração da nova ponte até ao final do ano. Esses estudos vão determinar se a travessia será apenas ferroviária ou também rodoviária e se incluirá duas ou quatro linhas de ferrovia.

A Infraestruturas de Portugal vai atualizar estudos anteriores sobre a nova ponte e, a partir de 2025, serão realizados estudos prévios e de impacto ambiental. A principal questão é a inclusão de uma componente rodoviária, que pode aumentar o congestionamento e a poluição em Lisboa, revela a ‘CNN Portugal’.

A necessidade de linhas ferroviárias também é uma questão crucial. Estudos indicam que quatro linhas seriam necessárias para acomodar comboios suburbanos, regionais, de mercadorias e internacionais, como os que seguem para Espanha. A IP deve avaliar o impacto financeiro e a utilidade dessa configuração.

Outra novidade é o modelo de gestão da nova ponte. Com o término da concessão da Ponte Vasco da Gama e da Ponte 25 de Abril em 2030, o Governo poderá lançar um concurso para que a entidade vencedora assuma também a construção e gestão da nova ponte.