Nova Iorque a Londres em 3 horas? Este avião supersónico pode revolucionar o transporte aéreo

Ainda é um protótipo, mas o avião supersónico XB-1 é, para já, o esforço mais visível de uma empresa que promete revolucionar as viagens aéreas, tanto em termos de velocidade como de conforto. Desenvolvido pela Boom Technology, é descrito pela Bloomberg como um marco na história do transporte aéreo, uma vez que é a primeira vez que uma empresa independente constrói um avião supersónico e que apresenta um plano para a criação de rotas que liguem algumas das principais cidades do Mundo.

Contudo, adianta a mesma agência noticiosa, demorará pelo menos até ao final desta década para que o protótipo (ainda que funcional) se transforme numa opção à venda.

O XB-1 – mais parecido com um avião de combate do que com um meio de transporte de passageiros, até porque tem apenas espaço para o piloto – começará a voar no início do próximo ano. Feito a partir de fibra de carbono, deverá atingir uma velocidade de 1.3 na escala de Mach, mas apenas numa fase inicial. O objectivo é aumentar progressivamente a velocidade.

Caso tudo corra bem, a Boom seguirá para o Overture, um modelo que poderá transformar, de facto, a indústria. Neste caso, já estamos perante um avião comercial com capacidade para transportar entre 65 e 88 passageiros, com lugares espaçosos, separados por um corredor. Isto significa, segundo a Bloomberg, que todas as pessoas têm direito a um lugar com janela e, em simultâneo, acesso ao corredor para que se possam movimentar facilmente.

Também o caso do Overture, a velocidade é um factor distintivo: este avião deverá voar duas vezes mais rápido do que os modelos actuais. Ir de Nova Iorque a Londres poderá demorar apenas três horas e meia, em vez de mais de seis horas, por exemplo. O percurso que vai de São Francisco a Tóquio também poderá passar de 10 horas para seis.

Além disso, o Overture deverá distinguir-se do Concorde, por exemplo, pelo facto de poder voar para várias das principais cidades dos diferentes continentes. No início, o foco irá para destinos costeiros.

Há, porém, um senão. O Overture não começará a transportar clientes pagantes antes de, pelo menos 2029. Pelo caminho, ainda há muitos anos de testes e conflitos regulatórios para resolver.

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