NOVA IMS desenvolve ferramenta com recurso a IA para analisar comportamento dos portugueses com jogos online
A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, está a desenvolver, com recurso à Inteligência Artificial (IA), uma nova ferramenta para analisar o comportamento dos portugueses que jogam online.
Desenvolvida no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), esta ferramenta pretende detetar o chamado “Gambling Addiction”, ou vício do jogo. Para além de detetar comportamentos de risco e de monitorizar os utilizadores de jogos online, vai permitir ao Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ) desenvolver as ações de combate necessárias para proteger os cidadãos.
A NOVA IMS explica que esta ferramenta permite analisar três situações: em primeiro lugar identificar padrões de comportamento comuns registados entre jogadores durante um certo período de tempo. Em segundo lugar deteta ações que podem constituir ‘risco’ no contexto do jogo. Em terceiro lugar permite o controlo contínuo das atividades de jogo.
Para além disso, emite alertas sempre que um utilizador esteja a evoluir para o comportamento “perigoso” ou o chamado “Gambling Addiction”, e permite atuar em tempo real, para prevenir a dependência do jogador online.
“Este sistema de identificação e monitorização permite ao país, com o contributo da IA, enfrentar um problema social e económico altamente complexo e com um impacto extremamente negativo na vida de muitas famílias portuguesas afetadas pelas consequências do vício do jogo. Tem ainda a capacidade de disponibilizar às entidades nacionais responsáveis os dados fundamentais para poderem atuar no sentido de mitigar aqueles que sofrem desta patologia”, assinala Mauro Castelli, da NOVA IMS, coordenador do projeto Gambling Addiction.