NOS e Grupo Luz Saúde apresentam o primeiro hospital 5G em Portugal
A NOS e o Grupo Luz Saúde anunciaram, esta quarta-feira, uma parceria pioneira, apresentando aquele que é o primeiro Hospital 5G em Portugal.
“Ao dotar o Hospital da Luz Lisboa com rede 5G, a NOS reforça a liderança no caminho para a quinta geração de comunicações móveis em Portugal, demonstrando a inovação potenciada por esta nova tecnologia num dos setores mais estruturantes da sociedade: a Saúde”, é referido num comunicado enviado à comunicação social.
O acordo estabelecido entre as empresas visa “potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica, permitindo que médicos, enfermeiros, técnicos doentes, bem como toda a estrutura de apoio do Hospital da Luz Lisboa, sejam os primeiros a tirar partido do valor que a nova tecnologia móvel vai trazer”.
A fase inicial prevê um período de formação e treino dos profissionais e alunos do Hospital da Luz Lisboa, através da utilização de aplicações de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada, para criar novos cenários e ambientes virtuais para formação, diagnóstico e tratamento, sendo estas tecnologias que serão utilizadas nos cuidados paliativos do hospital, como complemento às terapias habituais, seja numa lógica de tranquilização, como de estímulo sensorial.
“O 5G da NOS vai permitir também uma maior agilidade no funcionamento operacional e técnico do Hospital da Luz Lisboa, otimizando custos e tempo, e melhorando o serviço prestado”, sublinha o grupo de comunicações na nota.
Nas palavras de Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “este é um marco para a Saúde em Portugal e para a NOS, enquanto empresa que ambiciona ser líder na entrega do 5G, criando mais valor para as pessoas, para as empresas e para o País. Hoje, graças à rede 5G da NOS, o Hospital da Luz Lisboa é uma instituição à prova de futuro, reunindo as condições necessárias para se posicionar na linha da frente desta vaga tecnológica revolucionária”.
Por seu lado, Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, defende que “a parceria da Luz Saúde com a NOS vai permitir iniciar um novo ciclo de inovação na prestação dos cuidados de saúde em Portugal. Vai também permitir moldar as futuras gerações de saúde, em particular médicos, enfermeiros e técnicos. E, por fim, levar o hospital a casa das pessoas, de forma clinicamente segura e sempre garantindo a sua privacidade”.