Norte do país vai ser afetado por ‘rio atmosférico’ este sábado: saiba o que esperar do tempo este fim de semana

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera – indicou que, para este sábado, poderá contar com chuva “no litoral a norte do Cabo Mondego, mais frequente nas regiões montanhosas do Minho, podendo estender-se de forma fraca e dispersa às restantes regiões, em especial até ao início da tarde”. Isto porque o céu estará “geralmente muito nublado, com abertas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir do meio da tarde”.

Conte ainda com “vento fraco a moderado (até 25 km/h) de sudoeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas do Norte e Centro, sendo em geral fraco e predominando de oeste/noroeste na região Sul”, assim como “neblina ou nevoeiro matinal, em especial no interior, que poderá persistir em zonas de serra”. Por último, espere também uma “subida da temperatura da mínima, em especial no interior Norte
e Centro”.

É por isso a norte de Portugal continental que se pode esperar chuva mais significativa, em especial no Minho e Douro Litoral, onde poderá ser persistente: de acordo com a ‘LusoMeteo’, há modelos meteorológicos que preveem cerca de 100mm de chuva durante este sábado no Minho.

Este ‘rio atmosférico’ está associado a uma depressão a Oeste do Reino Unido, que foi nomeada como ‘Ashley’ pela UKMetOffice, devido a efeitos potencialmente severos nas ilhas britânicas, onde são esperados alertas vermelhos, com previsões de chuva simplesmente brutais.

Neste sábado, pode contar igualmente com mau tempo nos Açores, com muito vento, novamente de sudoeste, e chuva a progredir de ocidente para oriente, por vezes forte – o mar também se vai tornar muito agitado. Já na Madeira, o céu permanecerá pouco nublado, com pouco vento: um dia mais próximo do verão.

E para este domingo?

Segundo o IPMA, um dia pouco diferente da véspera. Ou seja, “céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde”, com “períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro, mais frequente no Minho e Douro Litoral”. Espere “vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando por vezes moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas das regiões Norte e Centro”. Além disso, a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais” e uma “pequena subida da temperatura máxima”.

Eis o que dirão os termómetros nas capitais de distrito de Portugal:

Lisboa – entre 17 e 23 graus
Porto – entre 17 e 21 graus
Viana do Castelo – entre 16 e 21 graus
Braga – entre 14 e 23 graus
Bragança – entre 11 e 20 graus
Vila Real – entre 13 e 22 graus
Viseu – entre 13 e 20 graus
Aveiro – entre 16 e 24 graus
Coimbra – entre 14 e 22 graus
Guarda – entre 9 e 18 graus
Castelo Branco – entre 11 e 22 graus
Leiria – entre 14 e 23 graus
Santarém – entre 14 e 23 graus
Portalegre – entre 13 e 21 graus
Setúbal – entre 15 e 23 graus
Évora – entre 12 e 25 graus
Beja – entre 12 e 23 graus
Faro – entre 16 e 24 graus
Ponta Delgada – entre 18 e 24 graus
Funchal – entre 20 e 26 graus.

Ler Mais



Comentários
Loading...