Nokia é desafiada pela NASA a construir a primeira rede móvel na Lua
A Nokia é a escolhida pela NASA para construir a primeira rede de comunicações móveis na Lua, estrutura que será essencial para voltar a enviar astronautas para este satélite natural da Terra. Até 2024, a agência espacial norte-americana espera ter de novo humanos na Lua mas para isso precisa de condições melhores do que aquelas que estão disponíveis neste momento.
Segundo avança a Reuters, o objectivo da NASA será construir pequenos povoados que possam albergar a primeira geração de viajantes espaciais – no âmbito do programa “Artemis”. Para isso, conta com a Nokia como parceiro, estando prevista a instalação do sistema de comunicações de banda larga sem fios na superfície lunar no final de 2022.
“A rede irá providenciar capacidades de comunicação críticas para diferentes aplicações de transmissão de dados, incluindo comandos e funções de controlo vitais”, explica a finlandesa Nokia.
O seu trabalho, desenvolvido em parceria com a norte-americana Intuitive Machines, deverá permitir também o controlo remoto de robôs lunares, navegação em tempo real e, ainda, streaming de vídeo em alta definição.