‘No deal’: Líderes da UE preparam-se para o pior cenário do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) vão discutir os preparativos para um potencial colapso das conversações comerciais com o Reino Unido quando realizarem uma cimeira no final desta semana, depois de a França ter questionando se o Governo de Boris Johnson poderia ser ‘responsabilizado’.

Os 27 líderes nacionais do bloco vão reunir-se em Bruxelas esta quinta-feira, no mesmo dia em que o primeiro-ministro britânico ameaçou afastar-se caso considerasse improvável um entendimento. Com um acordo em suspenso, os chefes vão rever os seus planos de contingência, conforme indica a Bloomberg.

Vão também considerar a necessidade de mecanismos de resolução de litígios rigorosos e juridicamente vinculativos em qualquer acordo, depois de anúncio do Reino Unido, no mês passado, que iria reescrever unilateralmente partes do acordo do ‘divórcio’ Brexit. A medida suscitou desconfiança nas capitais da UE, pondo em causa um acordo e acrescentando um obstáculo adicional.

“Estamos preparados para ambos os cenários, todos devem saber disso”, disse o Ministro alemão dos Assuntos Europeus, Michael Roth, aos jornalistas no Luxemburgo na terça-feira, antes de uma reunião sobre o Brexit. “Nenhum acordo é o pior cenário, não só para a União Europeia mas também para o Reino Unido, mas estamos preparados para isso”.

Com as conversações em curso esta semana na capital belga, o negociador principal da UE, Michel Barnier, está na terça-feira a actualizar os 27 governos no Luxemburgo sobre o estado das deliberações. Enquanto o Reino Unido está a pressionar o bloco para suavizar as suas exigências em matéria de pesca, a União Europeia está a exigir concessões por parte do Reino Unido, incluindo limites sobre a ajuda estatal que será autorizada a fornecer às empresas.

As discussões sobre planos de contingência são, até certo ponto, uma táctica de negociação para baixar as expectativas e pressionar ambas as partes a chegar a um acordo, disse um diplomata sénior da UE com conhecimento das conversações à Bloomberg. Contudo, acrescentou que os governos estão agora a ficar nervosos com a possibilidade de fracasso, e querem que a Comissão Europeia proponha em breve medidas de contingência.

“Queremos confiar no Reino Unido, mas o que vimos nas últimas semanas relativamente ao Acordo de Retirada é extremamente preocupante”, disse o Ministro francês dos Assuntos Europeus, Clement Beaune, aos jornalistas na segunda-feira. “É uma questão de como o Reino Unido é um parceiro de confiança nos anos vindouros”.

O principal negociador britânico, David Frost, disse na semana passada que a sua equipa ainda teria de continuar a negociar com a UE, mesmo que não conseguissem chegar a um acordo de comércio livre. As duas partes teriam ainda de chegar a acordos em áreas que incluem voos e transporte rodoviário de mercadorias.

Boris Johnson manteve conversações com o Presidente francês Emmanuel Macron e com a Chanceler alemã Angela Merkel durante o fim-de-semana, numa tentativa de quebrar o impasse.

Ler Mais