Nissan Qashqai: crossover nº 1 já está em produção e prepara chegada no final deste verão

Há quase 18 anos, o primeiro Nissan Qashqai saiu da linha de produção em Sunderland, no Reino Unido, criando o segmento dos crossover e provocando uma verdadeira revolução em todo o setor automóvel. Em 2024, e com mais de quatro milhões de clientes em mais de 100 países, o best-seller foi mais uma vez atualizado – com um design arrojado e atualizações tecnológicas significativas que visam melhorar a experiência do cliente.

O novo Qashqai, eletrificado com o sistema e-POWER exclusivo da Nissan, está agora em produção na sua casa em Sunderland, antes da sua chegada, no final do verão, aos concessionários Nissan em todo o mundo. As mais recentes atualizações exigiram um investimento de 30 milhões de libras na fábrica (cerca de 35 milhões de euros), a que se junta o investimento total da Nissan no Reino Unido de 6 mil milhões de libras (mais de 7 mil milhões de euros).

O novo Qashqai chega no momento em que a Nissan continua a desenvolver a sua visão ‘EV36Zero’ em Sunderland, um projeto para o futuro da produção automóvel, que reúne a produção de veículos elétricos e a produção de baterias, alimentadas por energias renováveis. “Estamos muito orgulhos por chamar à fábrica de Sunderland a casa do Qashqai. Ter a equipa número um por detrás do crossover número um é uma fórmula vencedora, e mal podemos esperar para ver o quanto os nossos clientes apreciam o novo design e a tecnologia adicional”, refere Adam Pennick, vice-presidente da Produção no Reino Unido da Nissan.

Concebido, projetado e produzido no Reino Unido, o primeiro Qashqai foi produzido em Sunderland no final de 2006, antes do seu lançamento em 2007. A sua popularidade instantânea fez com que a produção em Sunderland atingisse níveis recorde, com a fábrica a registar os volumes anuais mais elevados da história da indústria automóvel do Reino Unido, fazendo com que o Qashqai se tornasse o automóvel construído no Reino Unido a atingir mais rapidamente 1 milhão, 2 milhões, 3 milhões, e 4 milhões de unidades de produção, gerando mais de 20 concorrentes no processo.

A fábrica de Sunderland é também a casa do Nissan JUKE e do 100% elétrico Nissan LEAF, onde a produção assegura 7 mil postos de trabalho nas equipas da Nissan no Reino Unido. Isto inclui o Centro de Design da Nissan em Cranfield, Bedforshire, a equipa de produção em Sunderland, o centro de peças em Lutterworth e a equipa de vendas e marketing em Rickmansworth, bem como mais de 30 mil postos de trabalho na cadeia de fornecimento do Reino Unido.

Desde que a terceira geração do Qashqai foi lançada em 2021, vendeu mais de 350.000 unidades na Europa e continua a ser a referência para o segmento dos crossovers. Em 2022, o Qashqai passou a estar disponível com o e-POWER – o grupo motopropulsor eletrificado único e inovador da Nissan, em que as rodas só são acionadas diretamente pelo motor elétrico – criando uma sensação de condução elétrica. Mais de 120.000 Qashqai construídos em Sunderland com ePOWER estão atualmente nas estradas.

As últimas alterações mantêm a essência daquilo que os consumidores adoram no Qashqai, enquanto melhoram os seus pontos fortes e acrescentam ainda mais tecnologia intuitiva e inteligente. Foram efetuadas alterações na fábrica de Sunderland para permitir a produção do Qashqai 2024, com investimento nas instalações para novos painéis, para-choques, cores de pintura, características interiores, materiais e acabamentos. A tecnologia atualizada do novo Qashqai está agora também integrada no processo de produção – incluindo sistemas avançados de assistência ao condutor atualizados e a adição do Google integrado como parte do sistema de info-entretenimento NissanConnect, que permite uma interação quase perfeita entre a vida digital do cliente e o seu veículo.

“Estes são tempos emocionantes para a Nissan em Sunderland. Estamos orgulhosos por entregar novas versões do Qashqai e do JUKE aos nossos clientes, enquanto preparamos a nossa fábrica para que se torne totalmente elétrica, como parte do nosso inovador projeto ‘EV36Zero’”, refere Pennick.

O ‘Nissan EV36Zero’, o projeto da empresa para o futuro do setor automóvel, combina a produção de veículos elétricos e de baterias com energias renováveis, com o objetivo de atingir uma condução com zero emissões e uma produção com zero emissões. O modelo ‘EV36Zero’ tornar-se-á um exemplo para o futuro das fábricas em toda a área de produção global da Nissan, como parte do ‘The Arc’, o novo plano de negócios global da marca. O projeto ‘EV36Zero’ também coloca a fábrica de Sunderland no centro da estratégia da Nissan para um futuro sustentável.

Estão confirmadas para produção em Sunderland as futuras versões totalmente elétricas do Qashqai, JUKE e LEAF, parte dos planos para que a gama de automóveis de passageiros da Nissan na Europa seja 100% elétrica até 2030. O projeto também tem por base a visão ‘Ambition 2030’ da Nissan, que visa tornar-se uma empresa verdadeiramente sustentável, conduzindo a um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.