Nike goleia Adidas a dias do apito inicial do Mundial do Catar

A menos de uma semana do arranque do Mundial de futebol no Catar, dois dos grandes nomes associados ao desporto rei continuam a disputar a quadra entre si. A Nike e a Adidas são as principais marcas desportivas das seleções que disputam a competição, mas a norte-americana segue na frente do marcador.

No resultado fiscal, a Nike conta com maior faturação e no que respeita a ações, também tem o melhor histórico anual e os melhores conselhos de compra, de acordo com o ‘elEconomista’.

As casas de apostas inclinam-se para a empresa têxtil norte-americana que duplicou o número de seleções (13, mais do dobro da concorrente) que serão equipadas pela marca, e que vestirá ainda a seleção favorita a vencer o Mundial de futebol, o Brasil. Para além disso, veste ainda a anterior campeã mundial, a França, e outros candidatos ao título em 2022, como é o caso da Inglaterra e de Portugal.

Do outro lado a Adidas é “dona” da bola do Mundial, e veste seis seleções, entre elas Espanha e Argentina ou a Bélgica, o que torna mais complicado o acesso à fase final da competição.

No duelo financeiro, a Nike também goleia a Adidas, com estimativas de faturação em torno dos 49 mil milhões de euros, em comparação com os cerca de 23 mil milhões da Adidas. “O principal problema da Adidas é a sua elevada dependência do negócio na China – que constitui mais de 15% do seu volume de negócios –, o que a obrigou a baixar os objetivos traçados para o final do ano”, explica o Banco Sabadell, de acordo com a mesma fonte.

Apesar de este não estar a ser o melhor ano para as duas grandes marcas desportivas, ã Nike também está na frente neste ponto, com perdas em torno de 35,5%, enquanto a Adidas o faz com quedas em torno de 48%.

Os analistas da Bloomberg estão em consenso relativamente ao resultado deste “dérbi” de marcas, com 65% dos analistas a aconselhar a compra na Nike.

Ler Mais