Nike entra no negócio NFT. Sapatilhas da marca serão ‘tokens’

Já são várias as grandes multinacionais que querem entrar no nicho de mercado dos NFTs, entre as quais a Nike. A marca de roupa desportiva pretende que o seu calçado também seja virtual, na expectativa de que os colecionadores dos seus produtos” ataquem” esses tokens.

A ideia da Nike passa por representar modelos dos seus ténis nesses tokens inutilizáveis, que se tornaram a forma de garantir a autenticidade, senão a originalidade, de uma representação digital.

Desta forma, a marca conseguiria “transportar” para o mundo virtual algo que já tem sido feito com alguns produtos, lançando séries limitadas cujo valor dispara devido às poucas unidades.

No início de dezembro, a Nike adquiriu por um valor não revelado a startup Rtfkt (lê-se “artefact”), fundada no ano passado e que fabrica NFTs de ténis e outros artigos colecionáveis.

Mais recentemente, a empresa norte-americana entrou com um pedido de marca registada afirmando que deseja vender NFT a partir dos seus ténis, roupas e outros itens estampados com o seu famoso logotipo.

A Rtfkt, avaliada 2,93 milhões de euros (33,3 milhões de dólares) após uma ronda de financiamento em maio, projeta os seus próprios ténis e avatares virtuais, que já foram vendidos coletivamente por milhões de dólares em questão de minutos.

De acordo com o ‘elEconomista’, nem a Nike nem a Rtfkt comentaram os seus planos quando questionados pelo ‘Wall Street Journal’, mas esses movimentos refletem as ambições da empresa numa altura em que outras empresas de moda e outros bens de consumo se juntam à corrida para garantir um lugar no universo virtual, como a Dolce & Gabbana, Jimmy Choo e Adidas.

O jornal espanhol recorda que, porém, nem tudo é promissor neste negócio, dado que os analistas de tecnologia afirmam que os NFTs podem representar riscos financeiros para os compradores porque o seu valor é amplamente baseado na especulação e, portanto, tendem a ser voláteis.

Quanto à lucratividade, pode levar anos – se chegar a acontecer – para que os NFTs se tornem os principais impulsionadores de vendas da Nike, apesar de a Adidas estar a ter sucesso nesta área, dado que já arrecadou cerca de 20,41 milhões de euros (23 milhões de dólares) desde que lançou a sua coleção NFT “Into the Metaverse” na semana passada.

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