NFTs fazem disparar vendas de arte contemporânea para mais de 3 mil milhões de euros
Os leilões de arte contemporânea atingiram um recorde histórico de 3,16 mil milhões de euros no ano passado, impulsionados pelas vendas online e pela chegada da arte digital na forma de “NFTs”, segundo informação presente no relatório anual da Artprice, ao qual o ‘The Guardian’ teve acesso.
Apesar de as vendas terem caído um terço no início de 2020 devido à pandemia, a estratégia online implementada pelos leiloeiros fez com que as vendas disparassem entre junho de 2020 e junho deste ano.
“A fotografia e as impressões têm sido particularmente bem-sucedidas neste novo ambiente online e, em 2021, vimos a chegada sensacional de obras de arte completamente desmaterializadas, os famosos NFTs”, comentou o CEO da Artprice, Thierry Ehrmann.
Os NFTs, ou “tokens não fungíveis”, permitem que as pessoas comprem os direitos da arte online, incluindo imagens, animações ou até tweets.
O artista norte-americano Beeple vendeu, em março deste ano, um NFT da sua coleção de arte digital ‘Everydays: The First 5,000 Days’ por 59,66 milhões de euros a um empresário indiano de blockchain, a terceira maior venda conseguida por um artista vivo.
De acordo com a Christie’s, 22 milhões de pessoas, quase 60% com menos de 40 anos, inscreveram-se na venda que foi o primeiro leilão público de um NFT.
Os NFTs responderam por um terço das vendas online e 2% do mercado geral de arte.
Banksy entrou no jogo logo depois, vendendo um NFT da sua obra Morons (Idiotas).
Contudo, segundo a Artprice, o grande impulsionador do crescimento foi o mercado asiático, com Hong Kong a firmar-se como a segunda cidade do mundo da arte contemporânea, a seguir a Nova Iorque.
“Hong Kong está agora a desempenhar um papel acelerador para os mais proeminentes jovens artistas ocidentais e está a estabelecer-se como o principal concorrente de Nova York”, disse Ehrmann.
O artista contemporâneo mais vendido continua a ser Jean-Michel Basquiat, que morreu em 1988, mas gerou 80,15 milhões de euros em vendas no ano passado.
Em termos de volume, o artista mais popular é o artista 3D Kaws, que é colecionado por estrelas pop como Justin Bieber e Pharrell Williams.