Nestlé reage à polémica dos produtos não saudáveis e lembra que já está desde o início do ano a rever a estratégia de “nutrição e saúde”

A Nestlé “está atualizar a sua estratégia de nutrição e saúde”, revelou a marca em declarações via email à Bloomberg, depois de o ‘Financial Times’ ter divulgado um relatório interno, onde a gigante alimentar admitia que 60% dos seus produtos não estavam dentro do que é “considerado saudável”.

A Nestlé está a rever o seu catálogo de alimentos e bebidas, tendo por  sistemas de classificação nutricional externo, como o Health Star Rating e o Nutri-Score, que ajudam os consumidores a optarem por escolhas mais informadas.

O projeto teve início este ano e também pretende rever os rótulos de embalagens, com destaque para as informações nutricionais e a orientação para as porções que devem ser ingeridas de determinados alimentos e bebidas.

A Nestlé, apontada por muitas consultoras como a maior empresa de alimentos do mundo, reconheceu, num relatório interno, que mais de 60% dos seus produtos, tanto sólidos como líquidos, não atendem a uma “definição reconhecida de saúde” e que “algumas de nossas categorias e produtos nunca serão “saudáveis independentemente das reformas que se façam aos mesmos”, devido à sua estrutura nutricional.

O documento esclarece ainda que apenas 37% dos alimentos e bebidas da empresa, excluindo produtos como alimentos para animais de estimação e nutrição médica especializada, apenas alcançam uma classificação acima de 3,5 no sistema de classificação do regulador de saúde da Austrália.

Cerca de 70% dos alimentos e 96% das bebidas da Nestlé, excluindo o café puro, ficam abaixo desta pontuação.

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