Nestlé com crescimento de 3,2% em Portugal

No ano de 2018, a Nestlé, através de vendas totais de 500 milhões de euros em Portugal, alcançou um crescimento orgânico de 3,2%, tendo ganho quota de mercado em oito das 12 categorias em que marca presença no País.

Os resultados foram impulsionados por um crescimento em volume e variações de preço nas principais categorias. O café continua a ser o sector mais forte (representa 55% do negócio da marca), seguindo-se Pet Food, Nutrição Infantil e Confeitaria.

No caso do café, registou-se um aumento de 3,5%. As cápsulas aumentaram 5%, com destaque para o crescimento de 8% da Nespresso, e de 3% no out-of-home. O Pet Food, através da marca Purina, aumentou 6% e a Nutrição Infantil cresceu 7%, igual número registado na Confeitaria.

Dos 500 milhões de euros registados, 8% advêm da inovação, um número que representa um crescimento de 38,8% face a 2017.

Ao nível de investimento, as fábricas do Porto e de Avanca receberam um investimento de 19 milhões de euros. Foram investidos três milhões de euros nas instalações do Porto, de forma a modificar a linha afim de produzir o café torrado da Starbucks, estando previstas novidades quanto a este tema ainda no decorrer do ano. Estes novos produtos serão lançados na área retalhista, produzidos exclusivamente, numa primeira fase, a partir das instalações na Invicta, com destino a vários países europeus.

A empresa investiu também cerca de 70 milhões de euros ao nível do Marketing e Operações, a fim de apoiar a inovação e alavancar o crescimento. Ao nível de Recursos Humanos, foram contratadas 144 pessoas, perfazendo um total de 2066 colaboradores.

Para este ano, a Nestlé Portugal prevê um novo crescimento no mercado, que oscilará entre 3% e 4%. «Portugal é um mercado com perspectivas de crescimento, que se apresenta dinâmico. A confiança do consumidor é um dos indicadores mais relevantes para o FMCG e esses números estão bastante elevados, o que nos transmite a convicção de que 2019 será um ano positivo», refere Paolo Fagnoni, director-geral da Nestlé Portugal.

Fazendo um balanço dos últimos três anos, Portugal mantém um ritmo de crescimento superior ao registado pelo grupo, registando um aumento de 5,5% face aos 3% obtidos a nível global.

Mais nutritivos, mantendo o sabor

Nos últimos 10 anos, a Nestlé reduziu em 30% a quantidade de açúcar presente nos seus produtos, sendo este um trabalho que continuará a ter seguimento em 2019. Já este ano, a marca introduziu uma nova receita de Cerelac, a qual se apresenta com menos 40% de açúcar que a receita anterior.

«É um desafio, e também um compromisso, melhorar a qualidade dos nossos produtos, reduzindo os ingredientes mais prejudiciais para a nutrição. A diminuição do açúcar na Cerelac, um dos primeiros alimentos que o bebé consome, é fundamental para ‘educar’ o paladar dos consumidores, para que se familiarizem com produtos com menos açúcar», refere Paolo Fagnoni.

Nos cereais, destaque para o lançamento, no último ano, de Nesquik Alphabet, produto que apresenta a mesma diminuição de açúcar. Esta categoria foi uma das que não registou um crescimento no negócio da Nestlé Portugal, diminuindo em valor e volume, merecendo especial atenção este ano. «É uma categoria que precisa de se redefinir no que respeita à nutrição e esse será um dos focos em 2019. Somos líderes nos cereais e queremos modificar a percepção do consumidor acerca dos mesmos. É por isso que apostámos em produtos bio e na redução dos açúcares presentes», sublinha o responsável.

Redução do plástico já é visível

Em linha com os compromissos anunciados pelo grupo em Abril do ano passado, que dita que todas as embalagens de produtos Nestlé sejam 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025, a marca apresentou novidades. O chocolate em pó Nesquik surge agora na versão All Natural, numa embalagem 100% reciclável. Quanto à sua receita, conta com 100% ingredientes naturais, como cacau da África Ocidental e açúcar de cana tropical. «O Nesquik All Natural é o primeiro sinal tangível da redução do plástico na Nestlé. Esta estratégia continuará noutros produtos ao longo dos próximos anos», vinca o director-geral.

A finalizar, Paolo Fagnoni não desvendou novos produtos, mas prometeu novidades no que respeita às categorias de café e nutrição infantil.

Texto de Rafael Paiva Reis

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