Neste país, os trabalhadores podem escolher o seu horário e local de trabalho. No entanto, há um senão

Escolher o nosso horário laboral é um sonho de muitas pessoas, e isso já é uma realidade neste país. O governo de Singapura divulgou hoje novas diretrizes que permitem aos funcionários solicitar acordos de trabalho flexíveis, incluindo a opção de trabalhar em casa, semanas de trabalho mais curtas e horários flexíveis.

As diretrizes vão entrar em vigor no dia 1 de dezembro de 2024 e representam uma resposta à procura crescente por mais flexibilidade no local de trabalho.

De acordo com o comunicado do governo, os empregadores serão obrigados a considerar oficialmente os pedidos de acordos flexíveis, visando ajudar os trabalhadores a equilibrar as suas vidas pessoais e profissionais. No entanto, os chefes não serão legalmente obrigados a aprovar essas solicitações, revela a ‘Business Insider’.

Países como Reino Unido, Irlanda e Austrália já implementaram políticas semelhantes. Uma pesquisa realizada pela empresa de estudos Universum em 2023 revelou que 73% dos jovens funcionários em Singapura preferem empregos remotos.

Embora as diretrizes não tenham força legal vinculativa, os trabalhadores terão a opção de procurar assistência do sindicato nacional ou dos seus sindicatos setoriais caso sintam que os seus pedidos não foram devidamente considerados.

Os empregadores poderão recusar as solicitações se acreditarem que estas afetam a produtividade da empresa ou a capacidade de dar resposta às necessidades dos clientes.

A aplicação das diretrizes estende-se a todas as empresas, independentemente do tamanho, e inclui todos os trabalhadores após o término do período probatório.

As mulheres e os trabalhadores mais velhos são os mais propensos a procurar regimes de trabalho flexíveis, conforme afirmado pelo governo.

Ler Mais