Nem arroz, nem secador: Saiba o que deve fazer se molhar o portátil ou o telemóvel

Reza a sabedoria popular que quando se deixa cair o telemóvel na água, ou quando de outra forma de molhe o dispositivo, se deve colocá-lo em arroz, para que a humidade seja absorvida. Contudo, apesar de ser uma prática amplamente difundida, poderá, na verdade, não passar de um bom mito.

Avança o ‘El Economista’ que nem o arroz nem o secador – também outra técnica caseira muito usada – são a solução para o problema, e até podem causar mais danos ao aparelho.

Quando o telemóvel é molhado, tal como acontece com outros aparelhos eletrónicos, como computadores portáveis, os materiais metálicos podem começar a ser corroídos, aumentando o risco de curto-circuito e, até mesmo, de avaria total.

Na época do verão, é de esperar que aumentem os casos de telemóveis que caiam ao mar ou numa piscina, pelo que a PcComponentes, especializada em aparelhos tecnológicos, sugere que se deixe de lado a taça com arroz, que pode aumentar a corrosão dos componentes devido ao amido, e o secador.

Assim, a primeira coisa que se deve fazer quando o dispositivo móvel eletrónico é molhado é desligá-lo de imediato, ou retirá-lo da corrente se estiver a carregar. De seguida, deve colocar-se o dispositivo numa taça, ou outro recipiente, com bolsas de silício entre 24 e 48 horas.

Essas bolsas são aqueles pequenos pacotes que muitas vezes encontramos em várias embalagens, e que podem intrigar muitas pessoas. O silício tem uma capacidade de absorção de humidade muito maior do que o arroz e não causa danos.

Claro que a melhor opção seria levar o telemóvel ou portátil a um especialista, para que possa abri-lo em segurança e secá-lo devidamente, bem como verificar se houve algum dano causado pela ação da corrosão.

Ler Mais