
Negociações para parceria com Renfe concluídas até abril se houver acordo, garante Presidente da Medway
As negociações para a parceria entre a Medway e a Renfe estão a decorrer e devem estar concluídas dentro de três meses, caso as empresas cheguem a acordo, disse hoje à Lusa o presidente da transportadora de mercadorias portuguesa.
“Apresentámos uma proposta que é a entrada do capital da Renfe na Medway. Como se processa, que ativos é que passam, qual o valor dos ativos, como se vai gerir, estamos agora a negociar”, disse à Lusa o presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, após a cerimónia de apresentação das novas locomotivas Stadler.
O responsável adiantou ainda que as negociações têm estado a correr “com alguma celeridade”. “Dentro de três meses teremos o processo concluído, se chegarmos a acordo em tudo”, realçou.
A Medway foi selecionada pelo Governo espanhol para ser parceira na futura empresa ferroviária que irá explorar a atividade da Renfe Mercancias.
Para concluir a alienação da empresa e permitir a parceria, o Governo aprovou a venda de 5% do capital social da transportadora ferroviária de mercadorias aos trabalhadores, com o valor unitário por ação de 0,068 euros.
Carlos Vasconcelos manifestou-se hoje confiante de que o negócio se vai concretizar brevemente.
“Se não conseguirmos levar, neste caso, o comboio a bom cais, ou estação, seguiremos sozinhos”, ressalvou.
Durante a apresentação das novas locomotivas, o presidente da Medway tinha já realçado, no seu discurso, que “com ou sem Renfe”, a empresa portuguesa vai ser “o maior operador ferroviário de transporte de mercadorias da Península ibérica e um dos principais ‘players’ europeus”.
A operar há seis anos, a Medway, que ‘nasceu’ da reprivatização da CP Carga, tem também planos para entrar no mercado francês em 2025.