Navio porta-contentores choca com ponte flutuante no Canal do Suez e obriga desvio do tráfego

Um navio porta-contentores colidiu, esta quarta-feira, com uma ponte flutuante na faixa leste do Canal do Suez: no entanto, segundo a Autoridade do Canal de Suez (SCA), a passagem dos navios na hidrovia não foi interrompida.

Em comunicado, as autoridades locais salientaram que os rebocadores estavam a trabalhar para rebocar o ‘One Orpheus’, de 336 metros de comprimento e construído em 2008, que sofreu uma falha no leme enquanto navegava pelo canal vindo de Singapura com destino aos Países Baixos. O incidente ocorreu na faixa leste do trecho intermediário do canal, construído em 2015 para a ampliação do canal.

Vários comboios de navios vindos do sul estavam a ser desviados ao longo do braço original do canal, revelaram as autoridades.

O canal de Suez é uma das rotas marítimas mais utilizadas do mundo – atualmente, estão em marcha obras para expandir a secção sul da pista única do canal, depois de um navio porta-contentores gigante ter encalhado, em 2021, o ‘Ever Given’, de 400 metros de comprimento, que bloqueou o tráfego marítimo durante seis dias.

Ler Mais