Navio-patrulha ‘NRP Viana do Castelo’ larga hoje para África para participar na “Iniciativa Mar Aberto 2024”

Parte, esta manhã – a partir das 10 horas, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite – o navio-patrulha oceânico ‘NRP Viana do Castelo’ para participar na “Iniciativa Mar Aberto 2024”.

A “Iniciativa Mar Aberto 2024” consiste em ações de apoio ao desenvolvimento de uma cultura de segurança marítima e ao fortalecimento das capacidades associadas junto dos Estados da África Ocidental e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O ‘NRP Viana do Castelo’ conta com uma guarnição de 57 militares e é comandando pelo Capitão-de-fragata Ricardo José Sá Granja.

Ao longo da missão são desenvolvidas atividades de cooperação e de cariz diplomático entre Portugal e os Estados visitados, em apoio à política externa e de defesa nacional e, ainda, atividades no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, enquadradas nos respetivos programas-quadro.

O navio da Marinha participa ainda nas “Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia” com o objetivo de concretizar um maior compromisso europeu na promoção da segurança marítima e na realização de ações conjuntas de fiscalização marítima e no exercício “Grand African NEMO (GANO) 2024” que contribui para o desenvolvimento da segurança marítima no Golfo da Guiné e para o reforço das capacidades de segurança e defesa dos Estados daquela região.

O navio regressará no dia 11 de dezembro e está previsto que durante este período sejam visitados nove países, nomeadamente Cabo Verde (Praia e Mindelo), Senegal (Dakar), Guiné-Bissau (Bissau), Namíbia (Walvis Bay), Moçambique (Maputo), Angola (Luanda e Lobito), São Tomé e Príncipe (Baía Ana Chaves), Gabão (Libreville) e Mauritânia (Nouakchott).