Navigator lidera projeto de 5,6 milhões de euros para ajudar a prevenir fogos em Portugal

O projeto rePlant, liderado pela The Navigator Company e em coliderança com o ForestWise, nasceu da necessidade de desenvolver soluções integradas e inovadoras que garantam a gestão sustentável dos espaços florestais, ajudando a prevenir incidentes, como por exemplo fogos.

Esta iniciativa contou com um investimento de 5,6 milhões de euros e juntou mais de 20 entidades, entre empresas líderes do setor, universidades e outras entidades de investigação e inovação.

O trabalho desenvolvido pelos intervenientes conduziu ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, que contribuem para a redução do risco de incêndio.

“O objetivo é melhorar os processos de gestão e tomada de decisão das empresas florestais e energéticas, introduzindo um elevado grau de inovação na gestão integrada da floresta e do fogo”, explica a Navigator em comunicado.

Agora, os resultados de três anos de inovação para uma maior valorização da floresta portuguesa, vão ser apresentados no evento “Floresta digital: Entre no próximo nível”, que decorre no próximo dia 1 de junho, pelas 16h00, no Museu da Eletricidade (Central Tejo).

Tendo como ponto de partida os resultados deste projeto mobilizador, estarão em destaque no evento as tecnologias e estratégias que permitem a gestão integrada da floresta e do fogo; novos produtos, processos e serviços, que contribuem para a redução do risco de incêndio; e o impacte na criação de emprego e internacionalização das empresas do sector.

Os temas serão discutidos por João Faria Conceição, COO da REN; António Redondo, CEO da The Navigator Company; José Soares de Pina, CEO da Altri, SGPS; e José Manuel Bigares Careto, Presidente do Conselho Executivo da E-REDES.

Ler Mais