NATO inaugura hoje oficialmente base de defesa antimíssil a 150 km da Rússia: Moscovo considera “ameaça à sua dissuasão nuclear”

Cumpre-se esta quarta-feira a inauguração oficial da base de defesa antimíssil da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) em Redzikowo, na Polónia, à qual Moscovo se opôs fortemente, considerando-as “uma ameaça à segurança e à sua dissuasão nuclear”.

“Esta é uma base da Marinha dos EUA, mas está subordinada ao comando da NATO – Eucom, ou seja, ao comando das forças americanas na Europa. Como base americana, realiza tarefas de defesa transatlântica”, explicou Jacek Siewiera, chefe do Departamento de Segurança Nacional polaco em entrevista ao ‘Polsat News’.

A base é um elemento do sistema integrado de defesa antimíssil dos EUA, conhecido como ‘Abordagem Adaptativa Faseada Europeia’. Conforme indicou a Embaixada dos EUA na Polónia, este sistema é uma contribuição americana para a defesa antimísseis da NATO, com o objetivo de defender os territórios e as populações dos países da aliança e as forças americanas ali posicionadas contra mísseis balísticos disparados de fora da área euro-atlântica.

A Base Aérea de Redzikowo, no norte do país, será a segunda base americana desse tipo na Europa, estando a primeira em Deveselu, no sul da Roménia (a funcionar desde 2016): o sistema Aegis de fabrico americana instalado em ambos os locais tem como objetivo proteger contra mísseis balísticos do Irão, de acordo com a NATO. As duas bases fazem parte de um sistema de defesa antimísseis que também inclui uma instalação de radar na Turquia, um centro de comando na Alemanha e navios da Marinha dos EUA.

O sistema Aegis é projetado para detetar lançamentos de mísseis com sistemas de satélite. Uma vez identificados, foguetes intercetadores são lançados do mar ou da terra em direção ao míssil inimigo, destruindo-o no espaço.

A base de Redzikowo está localizada a cerca de 150 km de Kaliningrado, um enclave russo no Mar Báltico entre a Polónia e a Lituânia. A sua construção teve início em 2016 e terminou, após inúmeros atrasos, em 15 de dezembro de 2023 – vai tornar-se totalmente operacional a partir desta quarta-feira.

Ler Mais





Comentários
Loading...