NATO garante estar preparada para intervir no Kosovo “se a estabilidade for ameaçada”

As forças lideradas pela NATO estão preparadas para intervir no norte do Kosovo se a estabilidade na região for comprometida, revelou este domingo em comunicado – os responsáeis militares apontaram que as tensões estão a aumentar nos municípios do norte do Kosovo e que a Kosovo Force Pristina (KFOR) estão a monitorizar a situação de perto.

A KFOR, a força de paz liderada pela NATO, foi criada em 1999 com a adoção da Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, que veio em resposta ao agravamento da crise humanitária – as tensões têm crescido devido a uma nova regulamentação do Governo que vai obrigar as pessoas sérvias a apresentar um documento temporário durante a sua estadia no Kosovo.

No passado domingo, sérvios étnicos no norte de Kosovo – um estado parcialmente reconhecido que faz fronteira com a Sérvia nos Balcãs – bloquearam duas importantes passagens de fronteira com a Sérvia para protestar contra a nova regra. A NATO garantiu que a KFOR está a acompanhar a situação de perto “e está preparada para intervir se a estabilidade for ameaçada”.

“A KFOR mantém uma postura visível e ágil no terreno, e o comandante da KFOR está em contacto com todos os seus principais interlocutores, incluindo os representantes das organizações de segurança do Kosovo e da defesa sérvia”, afirmou a NATO em comunicado.