Nato começa exercícios militares de larga escala no norte da Europa. Finlândia participa como membro pela 1.ª vez

A Nato inicia hoje uma série de exercícios militares de larga escala, que se prolongarão nas próximas duas semanas, com o objetivo de preparara defesa do seu território nórdico recentemente expandido.

Serão mais de 20 mil soldados de 14 países que irão integrar os exercícios da Nordic Response 24 (Resposta Nórdica 24), que irão decorrer na Finlândia, Suécia e Noruega.

Esta operação fica marcada por ser a primeira vez que a Finlândia participa como Estado-membro da Nato.

Os outros países que integrarão as ações, até 15 de março são a Bélgica, o Reino Unido, o Canadá, a Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos Noruega, Espanha, Suécia e EUA.

“O exercício demonstrará a capacidade operacional, a coesão e a vontade da Nato de defender toda a área da Aliança”, indicam as Forças de Defesa da Finlândia em comunicado.

“Como o Steadfast Defender 24 será o exercício de treino mais substancial da Nato em décadas, os seus preparativos e os da Resposta Nórdica 24 já estão em curso há vários anos”, acrescentam os militares.

Recorde-se que as relações entre Finlândia e Moscovo deterioraram-se após a invasão da Ucrânia, em 2022, levando Helsínquia a abandonar a posição que mantinha há décadas, e a juntar-se à liança Atlântica em abril de 2023. A candidatura da Suécia foi já ratificada por todos os membros da Nato, aguardando.se agora finalização das formalidades ara aderir como 32.º membro da Nato, provavelmente já oficialmente este mês.

Ler Mais