NATO chega a acordo para ajuda militar de 40 mil milhões de euros à Ucrânia para o ano

Os aliados da NATO chegaram a acordo para financiar a ajuda militar à Ucrânia com mais 40 mil milhões de euros em 2025, adianta esta quarta-feira a agência ‘Reuters’, que cita um diplomata da Europa Ocidental, quando falta uma semana para a cimeira de líderes em Washington.

Recorde-se que o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, pediu aos Estados-membros que mantivessem a ajuda militar à Ucrânia no mesmo nível dos anos desde a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia em 2022, totalizando cerca de 40 mil milhões de euros por ano.

Alguns países membros da NATO estavam relutantes em comprometer-se com despesas plurianuais específicas de ajuda militar à Ucrânia, o que proporcionaria maior previsibilidade a longo prazo. De acordo com a publicação ucraniana ‘RBC’, os países estariam dividido sobre como garantir o bom funcionamento destes compromissos nos próximos anos.

No entanto, de acordo com várias fonte, os aliados poderiam chegar a um acordo se os 40 mil milhões de euros em ajuda à Ucrânia fossem contabilizados para o compromisso existente da NATO de gastar pelo menos 2% do PIB em Defesa.

NATO oferece à Ucrânia nova estrutura para coordenar ajuda militar ‘à prova de Trump’

NATO: Portugal vai apresentar “programa credível” para investir 2% do PIB em Defesa em 2029

Ler Mais