Natixis desenvolve em Portugal aplicação que ajuda colaboradores a tirar maior partido do trabalho híbrido

A Natixis desenvolveu no Centro de Excelência da empresa, no Porto, a AnyWhere, uma aplicação web que permite aos colaboradores do Groupe BPCE, do qual faz parte, tirarem maior partido do modelo de trabalho híbrido.

Esta aplicação permite gerir a sua ida ao escritório ou trabalho remoto através do computador ou smartphone, e é já utilizada por mais de 40 mil colaboradores em 22 países, 56 cidades e 109 escritórios. Esta ferramenta “favorece a transparência e gestão eficaz e estimula a partilha de conhecimento, de integração e colaboração entre os vários departamentos da empresa”, diz Maurício Marques, diretor de Recursos Humanos da Natixis em Portugal.

A aplicação AnyWhere permite que os colaboradores reservem antecipadamente um lugar, registem trabalho remoto, pesquisem informação e contactos de colegas, marquem o seu estado de espírito e consultem mapas das diversas áreas do edifício, bem como o estado de ocupação de cada uma.

Para além disso, a app ajuda ainda na otimização de recursos nas cantinas e sempre que se realizam eventos, contribuindo para a redução do desperdício alimentar.

“Com a informação das intenções e registo de lugares no escritório, é ainda possível antecipar e gerir stocks, por exemplo, na nossa cantina. A equipa poderá aceder a uma estimativa dos colaboradores que estarão presentes num determinado dia e reduzir assim o desperdício de comida. A logística e organização de eventos presenciais no escritório poderá também ser melhorada com base na informação dos registos de presenças em AnyWhere”, explica Marcelo Costa, Tech Lead na Natixis em Portugal.