Natal e Passagem de Ano com chuva e frio. Última semana de 2023 será de “autêntico inverno”, alerta climatologista

A chuva e o frio que se têm vindo a sentir com mais intensidade nos últimos dias deverão manter-se até ao final do ano, sendo que a última semana de 2023 poderá trazer um temporal, à semelhança do que ocorreu no ano passado. Isto significa que poderá contar em passar o Natal e Ano Novo com um agasalho (e, eventualmente, com chapéu de chuva).

“Temos aquele ditado que diz ‘Natal em casa, Carnaval na praça, e poderá ser mais por aí”, começa por indicar o climatologista Mário Marques em declarações à CNN Portugal. O especialista aponta para “uma segunda quinzena, a partir de 17 ou 18 de dezembro, mais tempestuosa” e afirma que “a última semana será de um autêntico inverno”.

A neve já começou a cair nos pontos mais altos de Portugal, e a situação deverá manter-se. “Mais perto do Natal, nas terras altas, podemos esperar alguma [neve]”, prevê o climatologista.

O último dia do ano passado ficou marcado pelo mau-tempo, ventos fortes e chuva que deixaram rasto de destruição em vários pontos do País, e a situação poderá voltar a repetir-se este ano. “O padrão definido eventualmente poderá ser semelhante ao ano passado”, indica Mário Marques.

Para a Passagem de Ano, “ainda é cedo” ter certezas absolutas mas tudo indica que vamos começar 2024 debaixo de frio e chuva.