«Não vou perder o meu tempo»: Trump recusa participar em debate virtual com Biden
Donald Trump disse esta quinta-feira que não vai participar no debate online com o candidato democrata Joe Biden, depois de o órgão que supervisiona os debates presidenciais ter anunciado que o confronto, na próxima semana, iria ser virtual, uma vez que Trump está infectado com o novo coronavírus.
“Não vou perder o meu tempo”, disse Trump, em entrevista à Fox Business, depois de saber a decisão divulgada esta quinta-feira pela Comissão de Debates Presidenciais (CPD, na sigla em inglês). Para o Presidente, o formato virtual não é “aceitável” e é, inclusivamente, “ridículo”. “Eu não vou fazer um debate virtual”, afirmou.
Segundo a CPD, o objectivo é que o segundo debate presidencial entre os dois assuma “a forma de uma reunião, na qual os candidatos participam a partir de locais remotos separados”.
“A Comissão mudou o estilo do debate e isso não é aceitável para nós”, sublinhou Trump. “Eu venci-o no primeiro debate, venci-o facilmente”. O Presidente disse ainda que não ia “sentar-se num computador”, uma vez que isso seria “ridículo”.
O confronto está marcado para 15 de Outubro, na Flórida. Só o moderador, Steve Scully, estaria presente no local, de acordo com a Comissão. A decisão da CPD prende-se com o facto de Donald Trump estar infectado com o novo coronavírus e de o surto da Casa Branca se estar a alastrar.
Joe Biden já tinha afirmado que o debate não devia realizar-se “enquanto o Presidente estivesse diagnosticado como positivo”. O candidato democrata disse, durante um acto de campanha na Pensilvânia, que esperava um debate com Donald Trump, mas que seriam necessárias “regras estritas”.
Apesar da distância de mais de dez metros entre os dois candidatos durante o debate televisivo, Biden foi submetido a uma série de testes para despistar a covid-19, antes de retomar a campanha eleitoral.
As eleições presidenciais americanas têm data marcada para 3 de Novembro.
*com Lusa