Não tem tempo para nada? 15 dicas para se transformar num guru da produtividade
Está constantemente a correr contra o tempo e a to-do list não para de crescer? Não desespere. Recorrendo à estratégia certa, todos conseguem ser mais eficientes e «esticar» o tempo.
Com isso em mente, a revista de negócios norte-americana “Inc.” compilou uma série de dicas para gerir melhor o seu tempo e tornar-se mais produtivo. Siga estes 15 conselhos:
1- Monitorize o tempo gasto em casa tarefa e crie um sistema. Use o tempo com sabedoria;
2- Descanse e não subestime o valor de uma boa pausa para descomprimir. No fundo, permita-se a uma recompensa por cada tarefa completada.
3- Estabeleça prazos para si próprio e mantenha-se fiel a esse plano;
4- Cumpra a «regra dos dois minutos». Isto é: quando tiver pela frente uma tarefa que sabe que pode ser realizada em dois minutos ou menos, cumpra-a imediatamente;
5- Evite reuniões presenciais por tudo e por nada, principalmente se poder fazer o mesmo por e-mail ou telefone;
6- Não consegue fugir às reuniões? «Esconda» as cadeiras e mantenha todos em pé;
7- Esqueça o multitasking e concentre-se numa tarefa de cada vez para evitar dispersar entre vários afazeres;
8- Vai para o trabalho de transportes públicos ou de boleia? Encare esse tempo como um bónus e tire partido dele para rever a sua agenda para o dia;
9- Repita connosco: a perfeição não existe. Ao invés de perder tempo a perseguir uma ilusão, cumpra a sua tarefa o melhor que conseguir e siga em frente;
10- Exercite-se. Está provado que melhora o nosso estado de espírito;
11- Defina um horário para consultar o e-mail;
12- Desligue os alertas das redes sociais;
13- Não trabalhe mais de 90 horas seguidas;
14- Mantenha a mesa de trabalho organizada. Não fará milagres, mas vai permitir-lhe ser mais rápido ao manter à mão tudo aquilo de que vai precisar;
15- Afaste-se de distracções durante o horário de trabalho.