“Não têm planos para o fim ao fóssil”: Ativistas climáticos pintam frases nas sedes dos partidos no último dia de campanha

Esta sexta-feira, último dia da campanha eleitora, um grupo de vários ativistas do grupo Greve Climática Estudantil levaram a cabo uma ação de protesto, pintando frases nas fachadas das sedes de vários partidos.

As sedes do PS, Livre ou Bloco de Esquerda foram visadas na ação de protesto, na qual os jovens escreveram frases como “Eletricidade 100% renovável e gratuita”, “Fim ao Fóssil 2030” e “Este partido não tem um plano”.

No caso da sede do Chega, não foram escritas frases, mas a fachada ficou coberta de tinta. O grupo diz que “não mereceu nenhuma mensagem politica”: “Não passa do cão de guarda do sistema fóssil. O ódio e sistemas de opressão que o partido representa são sintomas do sistema fóssil que coloca lucro acima da vida, e estão ao serviço dele”, explica em comunicado.

“Eleições em 2024 dão mandato até 2028. Este é o último mandato para resolver crise climática. Não ter agora um plano para fim ao fóssil até 2030 é condenar o nosso futuro. É condenar milhões à morte”, afirma Matilde Ventura, porta-voz da ação de protesto.

Segundo a Greve Climática Estudantil, o objetivo é “responsabilizar os partidos pela falta de planos para o fim ao fóssil até 2030”.

Os jovens ativistas recordam que, em ano de comemoração dos 50 amos do 25 de abril, a “inação dos partidos está a pôr em causa os direitos que esta revolução ganhou”.

O grupo garante ainda continuar com protestos, indicando que não irá “dar paz às instituições” até que os seus objetivos e reivindicações sejam cumpridos. Para maio está prevista onda de ações no âmbito da “Primavera Estudantil Pelo Fim ao Fóssil”.

Ler Mais



Comentários
Loading...