Não sabe em quem votar? Esta plataforma ajuda-o a decidir

As eleições legislativas de 6 de Outubro de 2019 aproximam-se. Não faz ideia em quem votar? Para que não haja desculpas, nasceu a plataforma Política para Todos.

Como explica o coordenador do projecto, Nuno Carneiro, ao “P3”, esta página ​tem como missão «promover a participação activa dos cidadãos nos processos eleitorais em Portugal» e, simultaneamente, promover escolhas mais conscientes. Foram ainda criadas contas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Medium.

Além disso, às terças e quintas-feiras, das nove às 11 horas, realizam-se videochamadas abertas a todos e gratuitas para partilhar ideias entre todos relativamente ao tema. Essas chamadas são gravadas e partilhadas no Youtube para poderem ser consultadas.

Mas esta plataforma não é caso único. O “P3” recorda que já outros projectos foram criados: a aplicação meuParlamento.pt – que ajuda os utilizadores a saber qual o partido com que mais se identificam, respondendo a 10 perguntas – e a myPolis​, que convida jovens a apresentar propostas que depois faz chegar aos respectivos representantes.

Face aos valores da abstenção nas europeias de 2014, que, em Portugal, chegou ao 66,2%, o Parlamento Europeu também criou uma plataforma. A Desta vez eu voto recruta jovens dispostos a voluntariar-se para organizar palestras de divulgação de informação sobre a União Europeia.






Comentários
Loading...