“Não nos opomos ao uso de criptomoedas em transações internacionais”: Banco Central da Rússia coloca essa possibilidade

O Banco Central da Rússia disse estar disposto a permitir que sejam usadas criptomoedas para pagamentos internacionais, sinalizando um possível relaxamento do organismo em relação à posição sobre as moedas digitais.

Em declarações a que a ‘Reuters’ teve acesso, Ksenia Yudaeva, vice-governadora do banco central russo, disse que “em princípio, não nos opomos ao uso de criptomoedas em transações internacionais”.

No entanto, reforço que enquanto entidade reguladora, o organismo continua a ver as criptomoedas como uma ameaça à estabilidade financeira, pelo que as autoridades estão a trabalhar para regular este mercado, apesar de ainda não ter sido alcançado consenso sobre como fazê-lo.

“Ainda acreditamos que o uso ativo de criptomoedas no país, especialmente na infraestrutura financeira da Rússia, cria grandes riscos para os cidadãos e utilizadores. Acreditamos que no nosso país, estes riscos podem ser razoavelmente grandes”, acrescentou, segundo a agência de notícias.

Apesar das fortes sanções que prejudicaram o sistema financeiro da Rússia, a responsável explicou que, neste momento, os riscos gerais das sanções já diminuíram, assim como oas bancos já têm muita liquidez em moeda estrangeira.

Na semana passada, o Ministério das Finanças já tinha avançado que o uso destas moedas digitais poderia ajudar a Rússia a combater o impacto das sanções ao ajudar a liquidar pagamentos internacionais.

“A ideia de usar moedas digitais em transações para acordos internacionais está a ser ativamente discutida”, disse Ivan Chebeskov, chefe do departamento de política financeira do Ministério das Finanças da Rússia em declarações à agência ‘Interfax’.

Ler Mais





Comentários
Loading...