‘Não faremos se não fizerem também’: Rússia envia mensagem aos EUA sobre testes nucleares

A Rússia enviou uma mensagem aos Estados Unidos a garantir que Moscovo não realizará qualquer teste nuclear desde que os EUA também se abstenham, indicou esta terça-feira a agência de notícias russa.

O alerta sobre a atividade nuclear russa ocorreu após relatos de que o presidente russo Vladimir Putin tem vindo a testar o seu arsenal nuclear Satan 2. No entanto, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Ryabkov, destacou à agência ‘TASS’ que “nada mudou”.

“Conforme descrito anteriormente pelo presidente russo, podemos conduzir tais testes, mas não faremos nenhum, já que os Estados Unidos se abstêm de tais medidas em relações aos testes nucleares”, precisou o responsável, um anúncio que segue rumores de que Moscovo retomaria os testes nucleares em Novaya Zemlya, no norte da Rússia, pela primeira vez em cerca de três décadas.

“Gostaria de chamar atenção para os recentes relatos dos media que dizem que a infraestrutura em Novaya Zemlya está totalmente pronta”, destacou Ryabkov. “Isso também foi em resposta às medidas por parte de Washington, que se tem concentrado em atualizar a infraestrutura que têm à disposição nessa esfera nos últimos anos.” De acordo com a agência ‘Reuters’, o último teste nuclear dos EUA foi realizado em 1992.

Segundo a agência ‘TASS, o almirante Andrey Sinitsyn, chefe do Campo Central de Testes da Rússia no arquipélago de Novaya Zemlya, já avançou que podem ser conduzidos testes nucleares no seu local “a qualquer momento”.

O Satan 2, também conhecido como RS-28 Sarmat, é um míssil balístico intercontinental russo criado para substituir o R-36M e tem alcance estendido. Num teste neste mês, no Cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia, resultou numa explosão que criou uma cratera de aproximadamente 60 metros de largura. O local de lançamento foi destruído e foram impedidos novos testes num futuro próximo.

Ler Mais