Não demorou 24 horas: recorde de dia mais quente de sempre é batido pelo 2.º dia consecutivo
Domingo último foi considerado o dia mais quente desde que há registo: no entanto, a distinção não durou muito tempo – bastaram 24 horas para segunda-feira, dia 22, ter batido novo máximo, de acordo com dados da agência de monitorização da União Europeia.
De acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia que monitoriza padrões desde 1940, a temperatura média global do ar na superfície subiu para 17,15 graus Celsius, 0,06 graus a mais do que a registada no domingo.
“O que é verdadeiramente chocante é a grande diferença que existe entre a temperatura dos últimos 13 meses e os anteriores registos de temperatura”, referiu o diretor do Copernicus, Carlo Buontempo. “Estamos agora em território verdadeiramente desconhecido e, à medida que o clima continua a aquecer, é provável que nos próximos meses e anos sejam batidos novos recordes.”
O recorde anterior ao de domingo foi estabelecido em julho de 2023, quando houve registos de dias mais quentes em quatro dias consecutivos – a temperatura média global do ar na superfície ficou em 17,08 graus Celsius. Antes disso, agosto de 2016 testemunhou o dia mais quente já registado.
Antes de julho de 2023, o recorde anterior de temperatura média global diária era de 16,8°C, em 13 de agosto de 2016. Desde 3 de julho de 2023, houve 57 dias que excederam esse recorde anterior, distribuídos entre julho e agosto de 2023, e durante junho e julho até agora em 2024.
“A última segunda-feira pode ter estabelecido um novo recorde para a temperatura média global absoluta mais alta de todos os tempos — com isso quero dizer que remonta a dezenas de milhares de anos”, salienta Karsten Haustein, cientista climático da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em declarações à agência ‘Reuters’, que salientou ser “notável” que o recorde ainda esteja a ser quebrado, embora o mundo não esteja a sofrer o efeito ‘El Niño’, que está num estado neutro.
Bateu-se o recorde de temperatura: Domingo foi o dia mais quente de sempre
Junho foi o 13.º mês consecutivo mais quente de que há registo