Na Índia os termómetros estão há 37 dias acima de 40ºC. Morreram 50 pessoas numa semana e já começaram a ‘chover’ morcegos

Nova Deli está a sofrer uma onda de calor sem precedentes, suportando temperaturas superiores a 40 graus Celsius há 37 dias consecutivos, de acordo com a BBC.

Esta situação extrema não apenas afeta a população humana, mas também exerce pressão sobre o fornecimento de eletricidade devido à alta demanda de ar condicionado. Como resultado, frequentes cortes de energia têm agravado a situação, dificultando ainda mais a vida dos residentes que lutam para se manter frescos no calor abrasador.

As autoridades meteorológicas emitiram alertas vermelhos, advertindo que a situação poderá prolongar-se nos próximos dias. Na primeira semana de junho, mais de 50 pessoas morreram devido ao calor em um período de três dias no estado norte de Uttar Pradesh. Além disso, os animais da região também estão a sofrer com as temperaturas extremas.

Nos últimos dias, foram relatados incidentes em que morcegos caíram mortos das árvores devido ao esgotamento pelo calor, conforme relatado pelo One India. Este fenómeno alarmante preocupa especialistas e a comunidade, pois é um sinal claro do impacto extremo que as altas temperaturas estão a ter na vida selvagem.

Imagens de morcegos mortos caídos das árvores em Nova Deli têm sido amplamente compartilhadas nas redes sociais. Esta “chuva” macabra está longe das tão necessárias precipitações que os meteorologistas não preveem para breve.

A principal causa da morte de dezenas de morcegos é o esgotamento pelo calor, que impede estes animais de manter a temperatura corporal adequada, levando-os ao colapso. Especialistas afirmam que esses incidentes são causados pelo stress térmico extremo, que excede a capacidade dos morcegos de sobreviverem no seu habitat natural.

Incidente Similar em 2020

Este preocupante fenómeno não é inédito na Índia. Em 2020, durante outra onda de calor extrema, foi relatada uma situação semelhante. Naquela ocasião, as temperaturas recordes provocaram a morte em massa de morcegos devido a derrames cerebrais causados pelo calor extremo, conforme reportado pelo Clarín.

Estes incidentes sublinham a urgência de abordar as mudanças climáticas e os seus efeitos devastadores tanto nos humanos quanto em animais, à medida que as ondas de calor se tornam mais frequentes e intensas devido ao aquecimento global.

Ler Mais