Musk prepara-se para apresentar mais um plano para a Tesla. Será que serve para alguma coisa?

Elon Musk está prestes a lançar a terceira edição do seu “Master Plan” para a Tesla, algo em que está a trabalhar desde o ano passado. Porém alguns especialistas dizem que este anúncio não terá nenhum efeito prático na empresa.

Recorde-se que o plano original foi apresentado no blog da Tesla em em 2006, quatro anos antes da Tesla ser listada em bolsa. Na altura, a teoria de Musk era que as pessoas deviam comprar um carro elétrico caro e depois reduzir os seus investimentos comprando sempre no mesmo mercado.

“A estratégia da Tesla é entrar no segmento superior do mercado, onde os clientes estão dispostos a pagar um prémio, e depois reduzir o mercado o mais rápido possível para um volume unitário maior e preços mais baixos a cada modelo sucessivo”, dizia o CEO da Tesla na altura.

A segunda edição do plano foi mais um manifesto, misturando planos de inovação com a defesa sobre a então duvidosa aquisição da SolarCity, uma empresa de painéis solares, que teria resultados muito positivos e hoje nem gera 5% das receitas do grupo. O restante, não passou de coisas que não aconteceram tirando o lançamento bem-sucedido do crossover Model Y, a última grande inovação do grupo.

Por fazer ficou o taxi comunitário que poderia trazer lucro ao comprador, os carros autónomos que esperam aprovação do regulador, o Cybertruck e o autocarro elétrico.

Por esse motivo, de acordo com os especialistas da ‘Bloomberg’, o plano não interessa para nada no que diz respeito a Musk, porque mesmo sem realizar nada a Tesla continuou a subir com um valor de mercado de mais de 600 mil milhões de dólares.

Assim a conclusão é simples, os detalhes deste novo “Master Plan”, ou o que é suposto ter de novo não interessa para nada, o que interessa para Musk, segundo os especialistas é ter um. “O objetivo do Master Plan é simplesmente ter um, em vez de servir como um meio de prestação de contas na execução”, referem.

Lembra-se dos robotaxis da Tesla prometidos há anos? Todos nos lembramos menos Elon Musk

Ler Mais





Comentários
Loading...